Vale a pena fazer um consórcio de carro?

Descubra as vantagens de comprar seu próximo carro usando uma carta de crédito e entenda as principais características de um consórcio de veículos.

Texto alternativo da imagem
Pensando em trocar de carro ou planejando comprar seu primeiro veículo? O consórcio pode ser para você.

Por Consórcio Itaú

8 minutos de leitura

O consórcio de carro é uma opção muito popular para quem deseja adquirir um veículo novo ou seminovo. Mas será que vale a pena? Neste artigo, vamos explorar o mundo dos consórcios de carros e responder essa pergunta elementar. Abordaremos desde o funcionamento básico até as principais vantagens para te ajudar a escolher o melhor consórcio de automóveis.

O que é e como funciona um consórcio de carro?

Um consórcio de carros é uma modalidade de compra programada em grupo, na qual várias pessoas se unem com o objetivo de adquirir um veículo. Funciona da seguinte forma: os participantes pagam mensalmente uma parcela, que é usada para formar um fundo comum, e esse fundo é utilizado para contemplar um ou mais participantes por meio de sorteios ou lances. Muito resumidamente, as principais características são:

Contribuição Mensal_ cada membro do consórcio paga uma parcela mensal, que é determinada com base no valor do veículo escolhido e no prazo do grupo.
Contemplação_ pode ocorrer de duas maneiras: por sorteio, no qual um membro é escolhido aleatoriamente, ou por lance, em que os participantes podem oferecer um valor adicional para aumentar suas chances de serem contemplados.
Utilização do Crédito_ após a contemplação, o participante pode utilizar a carta de crédito para adquirir o veículo desejado, como se estivesse pagando à vista.

O que comprar com consórcio de carro?

O consórcio de carro oferece flexibilidade quanto ao tipo de veículo que você pode adquirir. Você pode usar o crédito para comprar carros novos ou usados, motos ou até mesmo caminhões.

Consórcio de carro vale a pena?

Avaliar se um consórcio de carro vale a pena depende de diversos fatores individuais, como seus objetivos financeiros, capacidade de pagamento e necessidades pessoais. Aqui estão alguns pontos que valem a análise:

1. Planejamento financeiro
O consórcio permite um planejamento financeiro seguro, pois você pode escolher o valor das parcelas, o tempo de duração e acompanhar os reajustes que acontecem anualmente por um índice previamente estabelecido, o que facilita o controle do seu orçamento.

2. Sem juros e sem entrada
Diferentemente de um financiamento, o consórcio não cobra juros. Você paga apenas a taxa de administração. Além disso, também não é necessário dar uma entrada; e você já pode ser contemplado a partir da primeira parcela.

3. Possibilidade de Antecipação
Se você tiver recursos extras, pode antecipar parcelas e fazer um lance para aumentar suas chances de contemplação.

4. Poder de compra
Além de poder adquirir seu veículo à vista, o que garante descontos e condições diferenciadas, o consórcio também tem a vantagem de garantir o poder de compra da sua carta de crédito. Isso significa que até o último participante a ser contemplado terá a garantia de adquirir seu bem com as mesmas condições.

Como escolher o melhor consórcio de automóveis?

A escolha do melhor consórcio requer uma análise simples, porém cuidadosa – antes de escolher, pesquise diferentes administradoras de consórcios, a reputação e o histórico de contemplação de cada uma delas.

O Itaú é uma referência no mercado: temos um time de especialistas prontos para esclarecer dúvidas durante todo o processo de contratação e somos reconhecidos como um dos bancos que mais contemplam seus consorciados. Outra dica é sempre que possível fazer uma simulaçãopara entender como as parcelas se encaixariam no seu orçamento.

Como fazer um consórcio de carro?

O processo para fazer um consórcio de carro é relativamente simples: depois de escolher a administradora de consórcio de sua preferência e o plano que melhor atende às suas necessidades (valor do crédito, prazo e parcelas), você só precisará realizar o pagamento da primeira parcela e aguardar a contemplação. Após a contemplação, é só utilizar a carta de crédito para adquirir o veículo desejado.
Para contratar um
consórcio de veículos do Itaú, você só precisa ter no mínimo 16 anos e não é necessário ser correntista. Mas, se tiver conta-corrente no Itaú, a contratação pode ser feita em poucos minutos pelo aplicativo.

A pergunta "Consórcio de carro vale a pena?" não tem uma resposta única, pois depende das circunstâncias de cada pessoa. Se você valoriza o planejamento financeiro, evita pagar juros e está disposto a esperar pela contemplação, o consórcio de carro é uma opção vantajosa. Faça uma simulação e acelere o sonho do carro novo com o Consórcio Itaú.