Itaú Blog

Consórcio de imóvel, vale a pena?

Você quer realizar o sonho de ter sua casa própria, aumentar seu patrimônio ou até mesmo quitar um financiamento e está em dúvida se faz um consórcio? Leia aqui e saiba mais ;)

Mariana

• 2 minutos de leitura

Um casal comemorando feliz em um apartamento novo.
#ParaTodosVerem: Um casal comemorando feliz em um apartamento novo.

Se você está pensando em comprar um imóvel e ainda está em dúvida de como fazer isso, vou tentar trazer algumas informações para te ajudar neste momento. A resposta para a pergunta acima, não é vale ou não a pena e sim o que é melhor para você no seu momento de vida.

Muitos brasileiros consideram o consórcio neste momento porque é uma modalidade livre de juros. Nas parcelas de um consórcio você paga a taxa de administração, que normalmente é menor do que as taxas de financiamentos de imóveis, que é um valor pago à administradora pela formação e gestão do grupo de consorciados somada ao fundo reserva (que protege a saúde do grupo em circunstâncias adversas – como inadimplência) e o valor definido como fundo comum, valor de contribuição para o valor final da carta de crédito. E o seguro que é opcional.

Ao longo do período as parcelas são reajustadas de acordo com o INCC para manter seu poder de compra, acompanhando as altas e baixas do mercado imobiliário.

O Consórcio imobiliário é uma modalidade de compra planejada recomendada para aqueles que não dispõem de reserva para comprar um imóvel à vista ou dar um valor de entrada.

A vantagem do consórcio é que de forma organizada você pode ir pagando as parcelas com calma, para no futuro ter seu bem em mãos, ou então dar um lance caso tenha uma reserva e queira antecipar sua contemplação.

Apesar de não ter a garantia de rápida contemplação, quando consorciado tem a carta de crédito em mãos, se a mesma for do valor do imóvel, poderá comprar o imóvel à vista, e negociar um bom desconto 😉

A contratação do consórcio normalmente é menos burocrática que um financiamento de aquisição do imóvel, pois não precisa comprovar renda, mas em algumas etapas do consórcio é feita a análise para a disponibilização de crédito.

Entenda por que algumas pessoas fazem consórcio.

Há pessoas que aderem ao consórcio pois é uma forma de se planejarem para o futuro sem ter grandes impactos de custo no dia a dia, outros que aderem ao consórcio para construir um patrimônio para presentear filhos ou parentes, tem gente que adquire o consórcio e quando são contemplados, compram um imóvel à vista e colocam para alugar, e com este aluguel pagam o restante das parcelas, mas lembre-se, mesmo assim o consórcio não pode ser considerada uma modalidade de investimento.

Mas como lá no começo falamos de momento de vida, vale pensar, você quer algo com urgência ou pode fazer uma compra planejada?