ENEF 2024: vem aí a 11ª Semana Nacional de Educação Financeira

De 13 a 19 de maio, a nova edição da semana nacional de educação financeira traz iniciativas gratuitas em todo o país.

Foto de uma mulher jovem olhando para a tela do celular e sorrindo.
Foto do Autor

Consórcio Itaú

• 4 minutos de leitura

Cada vez mais brasileiros enxergam a educação financeira como uma ferramenta de planejamento, melhoria de vida e, por que não, inclusão social. Desde 2014 a Semana Nacional de Educação Financeira promove iniciativas gratuitas e contribui para a disseminação de informação e conscientização de todos. Conheça mais sobre a edição de 2024 e programe-se para participar.

A importância da educação financeira

Compreender os fatores que influenciam nossas escolhas financeiras é o passo mais importante para nos ajudar a equilibrar nossos gastos imediatos e nossas necessidades futuras. Por isso, a educação financeira vem se tornando um tema cada vez mais relevante na vida de todos nós. Mas você deve estar se perguntando: o que educação financeira tem a ver com consórcio? E a resposta é simples: tudo! O reflexo de uma população mais consciente e financeiramente responsável é o aumento do hábito de planejar, um dos pilares mais importantes do consórcio. Conscientizarmos cada vez mais pessoas da importância desse hábito é de total relevância para a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC) e, claro, para nós do Consórcio Itaú. Afinal, quanto mais gente planejando o futuro, melhor.

Sobre a semana ENEF 2024

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Banco Central do Brasil (BCB), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep), Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial da Fazenda do Ministério da Economia (STN), Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e da Previdência (SPREV), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon) e Ministério da Educação (MEC).


A Semana ENEF é um evento anual com abrangência nacional, com o objetivo de promover ações e iniciativas gratuitas com foco na educação financeira para jovens e adultos em todo o Brasil. Desde 2014 o grupo organiza a semana para ajudar a promover entre os brasileiros uma relação mais equilibrada com o dinheiro, trazendo conteúdo gratuito sobre finanças e consumo sustentável.

Na edição passada, em maio de 2023, foram realizadas 6879 iniciativas, promovendo ao menos uma ação educacional em cada estado. Esse ano, com o apoio e a participação de voluntários e instituições espalhadas pelo país, a SENEF pretende promover ainda maisiniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal.

Estão previstos cursos, palestras, oficinas e outras ações gratuitas de formatos diversos, com foco em:

  1. Mitigar riscos financeiros cibernéticos;

  2. Promover o combate e a prevenção a fraudes;
  3. Promover a segurança da informação.

A SENEF 2024 trará conteúdos e atividades gratuitas que mostram como o investidor pode e deve se prevenir contra fraudes. A programação completa está disponível no site oficial da iniciativa.

Serviço

11ª edição da Semana ENEF

Em virtude das fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul e da situação de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal, o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) atualizou o tema para:

Proteção Financeirae Solidariedade aos Irmãos do Rio Grande do Sul

De 13 a 19 de maio

Online e em todo o território nacional