O que é Consórcio? Como funciona e quais as vantagens

Pensando em comprar um veículo ou um imóvel? Saiba como fazer isso sem entrada e sem juros. Entenda como funciona e quais as vantagens do consórcio!

Foto do Autor

Consórcio Itaú

• 4 minutos de leitura

casal sentado na varanda com um gato

O consórcio é um dos produtos financeiros mais tradicionais do Brasil. Neste post explicamos as principais características desta modalidade e esclarecemos as dúvidas mais comuns de quem já faz parte de um consórcio ou está pensando em participar. Confira nossas dicas e compartilhe também com quem vai curtir este conteúdo.

O que é consórcio?

Vamos começar pelo começo: consórcio é a união de um grupo de pessoas para adquirir um bem comum (uma casa ou um carro, por exemplo), pagando parcelas mensais e sem juros. Cada mês, um ou mais participantes são contemplados com uma carta de crédito para a compra do bem – que pode ser um veículo novo para a família, um imóvel próprio ou até mesmo um trator para ajudar na sua produção.

Como funciona o consórcio

Todo mês você paga uma parcela e acontecem sorteios que definem quem já poderá receber sua carta de crédito para comprar o bem. Você também pode dar lances para aumentar suas chances de contemplação. Até o fim do período do grupo, todos os membros serão contemplados.


Esse grupo de pessoas é administrado por uma empresa especializada em consórcios, que é responsável por organizar as assembleias e gerenciar o dinheiro arrecadado dos participantes.

Tipos de consórcios

O consórcio é uma excelente opção para quem deseja planejar a compra de um bem, pois permite que o participante realize uma compra de alto valor sem pagar juros e entrada. Além disso, como as parcelas são fixas e mensais, é possível se programar financeiramente para realizar a compra no momento certo.

Além dos consórcios de carros, motos e imóveis, que você certamente já ouviu falar, existem outras opções como: consórcio de veículos pesados, caminhões e até mesmo de serviços, como reformas e viagens. Cada tipo de consórcio tem suas particularidades em relação a prazos, valores e regras, mas todos seguem a mesma lógica do consórcio tradicional.


Consórcio de Carros:

Já imaginou você de carro novo, pagando parcelas mensais sem juros? Com o Consórcio de Carros do Itaú você pode usar o seu crédito para comprar veículos novos ou usados (até 12 anos). E o melhor é que quando for contemplado você poderá escolher a montadora e o carro que preferir para comprar com sua carta de crédito. Os prazos começam a partir de 48 meses, ou seja, você terá pelo menos 4 anos para pagar seu carro novo. Quem planeja sai na frente, né?



Consórcio de Veículos Pesados:

Perfeito para quem tem planos de ampliar a frota ou expandir os negócios. Com o Consórcio de Veículos Pesados do Itaú você pode comprar: utilitários e caminhões (até 8 anos), ônibus rodoviários e vans (até 5 anos), implementos rodoviários (até 6 anos) e tratores com chassi (até 2 anos). Os prazos começam a partir de 100 meses, quer dizer: com tanto tempo para pagar, as parcelas ficam levinhas, levinhas.



Consórcio de Motos:

Seja para chegar mais rápido no emprego ou até mesmo para começar um novo trabalho, com o Consórcio de Motos do Itaú você chega na frente. São várias opções de parcelas e grupos, começando em 80 meses. Com seu consórcio você poderá adquirir: motos iguais ou acima de 150 cilindradas (até 1 ano), motos iguais ou acima de 250 cilindradas (até 3 anos) e até mesmo motos elétricas (com cadastro no Detran). Escolha a ideal para os seus objetivos e seu momento de vida.



Consórcio de Imóveis:

O Consórcio de Imóveis do Itaú foi feito para quem deseja comprar um imóvel - ou até mesmo construir e reformar - sem pagar juros e entrada. Com planejamento e parcelas bem menores é possível pensar naquela casa maior para sua família, ampliar a sede da empresa e até mesmo investir em um terreno naquele bairro em ascensão na sua cidade. O Consórcio de Imóveis tem uma outra vantagem específica: é possível usar seu FGTS para compor seu lance! Lembrando que como em todo consórcio: quanto maior for seu lance, maior a sua chance de contemplação. Temos vários grupos com valores e prazos diferentes, para você escolher aquele que melhor se adapta ao seu orçamento e aos seus planos.

Consórcio ou financiamento?

Essa é uma dúvida comum entre os consumidores na hora de adquirir um bem. A principal diferença entre consórcio e financiamento é a cobrança de juros. No consórcio, não há juros, apenas uma taxa de administração, que é definida em contrato e diluída nas parcelas. Já no financiamento, há a cobrança de juros, o que torna o crédito mais caro.

Além disso, no consórcio não é exigido pagamento de entrada, enquanto no financiamento é comum a cobrança de uma entrada como forma de diminuir o risco do banco.

Um outro aspecto que vale a pena destacar é que o financiamento corresponde à uma aquisição mais imediata, enquanto o consórcio é um produto de planejamento financeiro. Se você precisa de um bem com urgência, como uma casa ou um carro, o consórcio pode não ser a melhor opção para você. Nesse caso, talvez seja mais indicado buscar outras opções de crédito, como um financiamento ou empréstimo.

Vantagens do consórcio

As grandes vantagens do consórcio são a ausência de juros, a não exigência de entrada e a possibilidade de antecipação do bem. Além disso, os prazos variam de acordo com o bem que se deseja adquirir e o valor da carta de crédito contratada. Existem muitas opções de cartas disponíveis, com alta variedade de crédito, parcela e prazos, deixando assim o cliente bem à vontade para escolher a opção que mais se enquadra na sua realidade.


Destacamos aqui as principais vantagens para você que deseja fazer um consórcio Itaú:


_Mais barato: o consórcio não possui juros, nem entrada tornando-o uma opção mais barata do que outras modalidades de crédito, especialmente em momentos de alta da Selic. Ao ser contemplado, o participante pode adquirir o bem à vista, o que pode resultar em um bom desconto.

_Mais acessível: é fácil de contratar via app ou site e qualquer pessoa física maior de 18 anos pode participar de um consórcio.

_Mais garantido: os consórcios do Itaú contemplam mais de 4 mil cotas por mês e somos considerados um dos bancos que mais contempla segundo o Bacen.

_Mais prazo: os prazos variam de acordo com o bem que se deseja adquirir e o valor da carta de crédito contratada, mas no geral costumam ser longos. No caso de um consórcio de imóveis, por exemplo, o prazo pode chegar a 240 meses (20 anos).

_Mais flexível: no Itaú você pode acelerar seu sonho dando lances nossos sorteios mensais.

_Mais descontos: contratando um consórcio Itaú você ganha descontos exclusivos em seguros auto e residencial. Ou seja: além de casa e carro novo, você garante que eles permaneçam seguros em qualquer situação.

Cuidados na hora de contratar um consórcio

Antes de contratar um consórcio, é importante estar atento a algumas questões, como as taxas administrativas e o limite de lances. Além disso, é preciso se certificar de que a empresa escolhida é confiável e está autorizada pelo Banco Central a oferecer esse tipo de serviço. No caso do Itaú, somos uma instituição financeira de renome e com ampla experiência em consórcios, oferecendo segurança e credibilidade para nossos clientes há quase 100 anos.

Pesquise a reputação da administradora e, se possível, converse com seu gerente ou o responsável pelo seu consórcio para que ele ajude a indicar um grupo com prazo e carta de crédito que atendam às suas necessidades e ao seu planejamento financeiro.

Como contratar um consórcio?

Para contratar um consórcio no Itaú, basta acessar nosso site ou app e fazer uma simulação gratuita. Depois de preencher seus dados pessoais e as informações do bem que deseja adquirir, o site irá apresentar as opções de planos disponíveis e os valores das parcelas.

Se preferir, você também pode ir até uma agência para falar direto com um de nossos especialistas ou solicitar atendimento via telefone. Após escolher o plano que melhor atende às suas necessidades, basta aguardar a análise de crédito. Se aprovado, você já pode começar a participar das assembleias e concorrer à contemplação. Fácil, né?

VOCÊ SABIA? _Para contratar um consórcio no Itaú não é necessário ser correntista e em caso de negativados, podemos realizar uma análise específica :)

O que estou pagando nas parcelas do meu consórcio?

Boa pergunta! As parcelas servem para pagar o valor do bem que você quer comprar e garantir o funcionamento do grupo. O valor das parcelas é composto pelo seguinte:

Fundo comum: este valor corresponde ao crédito que você contratou, e é destinado à compra do bem para as pessoas contempladas todo mês.

Fundo reserva: taxa calculada sobre o valor do valor do crédito e diluída em todas as parcelas. Com ela, mantemos a segurança do grupo caso algumas pessoas não estejam com o pagamento em dia. Se não for usado, esse valor será devolvido no encerramento do grupo.

Seguro (opcional): se quiser, no Itaú você pode contratar um seguro prestamista que quita as parcelas restantes no caso de morte ou invalidez permanente total por acidente. Ao escolher esta opção, o valor do seguro também será diluído na composição das parcelas.

Taxa de administração: é calculada sobre o valor do crédito que você contratou e diluída em todas as parcelas. Serve para cobrir os serviços de quem está gerenciando o grupo de consórcio.

Como usar a carta de crédito?

Uma das principais vantagens do consórcio é a possibilidade de compra à vista. Isso proporciona melhores condições de negociação e pode resultar em um desconto de até 10% no valor total da compra em algumas situações. Vamos imaginar que você entrou em um consórcio, pagou algumas parcelas até que um dia deu um lance e... foi contemplado! E agora, o que acontece?


Antes da entrega da carta de crédito, a administradora do consórcio irá solicitar a apresentação de documentação pelo consorciado. Para ser elegível, é necessário que suas mensalidades estejam em dia e que não haja restrições de crédito. Essa verificação é realizada para evitar que ocorra inadimplência após a entrega da carta. Cumpridos os requisitos, basta indicar o bem que deseja adquirir e o fornecedor. Por exemplo, no caso de um carro, é preciso especificar o modelo e a concessionária para que o valor da carta seja repassado diretamente.

Pequeno glossário do consórcio

Agora que você já está craque em consórcios, que tal dar uma olhada nesses termos que separamos e testar seu conhecimento? Reunimos aqui os principais para você fazer uma revisão:

  • Assembleia: é a reunião mensal dos integrantes do grupo, onde é definido o contemplado daquele mês.

  • Contemplação: é quando o participante é sorteado e tem o direito de utilizar a carta de crédito para adquirir o bem desejado.

  • Fundo de reserva: valor destinado para cobrir eventuais inadimplências do grupo

  • Grupo: é o conjunto de pessoas que participam do consórcio.

  • Lance: é uma oferta feita pelo participante para antecipar a contemplação.

  • Lance embutido: possibilidade de utilizar parte da carta de crédito para oferecer um lance.

  • Taxa administrativa: é a taxa cobrada pela administradora para cobrir os custos da manutenção do consórcio.

  • Taxa de transferência: valor cobrado pela administradora para transferência de cota para outra pessoa

  • Troca de bem referência: possibilidade de trocar o bem desejado por outro de mesmo valor ou inferior durante o período do consórcio.


Agora que chegamos ao final, esperamos que você enxergue o consórcio como a opção mais segura e acessível para adquirir um bem sem pagar entrada e juros altos. Além disso, é uma opção para quem quer planejar suas finanças e ter um prazo mais longo para pagar.


O Itaú é referência no mercado de consórcios: temos especialistas prontos para esclarecer dúvidas durante todo o processo de contratação e somos o banco que mais contempla consorciados. Além disso, temos uma grande variedade de opções de cartas de crédito.


Se você se interessou pelo consórcio, o Itaú oferece diversas opções para você escolher. Faça uma simulação grátis e veja qual é a melhor opção para você.