Itaú Blog

O que eu pago nas parcelas de consórcio?

Entenda como é composta a parcela do consórcio. Além do valor destinado à compra do bem há também o fundo reserva, a taxa de administração e seguro (opcional).

Foto do Autor

Consórcio Itaú

• 1 minutos de leitura

#ParaTodosVerem: Mulher ruiva fazendo contas em frente a um computador.
#ParaTodosVerem: Mulher ruiva fazendo contas em frente a um computador.

Sabemos que podem surgir muitas dúvidas sobre o que compõe o valor das parcelas de consórcio. Por isso, vamos te explicar tim-tim por tim-tim para você ter segurança e conhecimento no momento da contratação do produto.

O valor das parcelas é composto pelos itens abaixo:

Fundo comum: Este valor corresponde ao crédito que você contratou, e é destinado à compra do bem o carro ou casa das pessoas que são contempladas todo mês.

Fundo reserva: Valor que servirá para o pagamento de despesas imprevistas do grupo, como inadimplência ou cancelamento de alguns clientes. Caso não seja utilizado, esse valor é devolvido no encerramento do grupo. Esse valor é importante para garantir a saúde e segurança do grupo.

Taxa de administração: Ela é calculada sobre o valor do crédito que você contratou e diluída em todas as parcelas. É o valor pago para que a administradora de consórcio faça a gestão dos grupos, assembleias, contemplações, compra do bem entre outras etapas do processo

Seguro prestamista (esse valor é opcional, ok? você escolhe se paga ou não): A cobertura do seguro quita o saldo devedor em caso de morte ou invalidez permanente e total por acidente.

Se interessou ou quer saber mais? Acesse itau.com.br/consorcios

Se já tem um consórcio Itaú e quer mais informações acesse o Portal do Consorciado.