Itaú Blog

Empréstimo para investir, vale a pena? Entenda por que o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma boa opção.

O empréstimo com garantia de imóvel é uma ótima opção para quem busca capital para investir, seja em aplicações ou em um negócio. Entenda se vale a pena para você.

Foto do Autor

Crédito com Garantia de Imóvel

• 3 minutos de leitura

Dinheiro não cai do céu, isso nós já sabemos. Mas como começar a investir e aumentar o patrimônio se não sobra nada no final do mês? Se você quer saber se vale a pena pegar dinheiro emprestado para investir em um negócio próprio ou até mesmo para realizar um projeto pessoal, não pode perder este post. Leia até o final para descobrir as melhores dicas de como escolher o empréstimo ideal para o seu perfil.

O que avaliar para saber se vale a pena

Bom, a primeira coisa a se fazer é avaliar todos os fatores que envolvem a contratação. Lembre-se que investimentos podem ser mais ou menos arriscados, e isso se reflete nas taxas de juros cobradas, no prazo de resgate e diversos outros aspectos.

Vale lembrar que, se você não possui dinheiro guardado para fazer um investimento, um empréstimo não necessariamente é a solução. Considere rever seu planejamento financeiro primeiro, quitando ou consolidando suas dívidas e começando uma reserva de dinheiro.

Se você já colocou na balança os prós e os contras, e realmente está considerando pegar um empréstimo para investir, preparamos uma lista com os itens que não podem ficar de fora da sua análise:

Taxa de juros do empréstimo

As taxas de juros dos empréstimos variam muito: em uma rápida busca no mercado, é possível encontrar taxas médias a partir de 1,56% e acima de 8% ao mês (referência Banco Central do Brasil de julho de 2022). Por isso, é necessário avaliar se a rentabilidade de seu investimento vai ser suficiente para cobrir a taxa de juros do crédito emprestado.

Retorno do investimento

Para valer a pena, precisa ser maior que a taxa de juros do empréstimo. Faça as contas: veja quantos por cento seu investimento renderá e quanto de juros você estará pagando ao banco ou à instituição que fez o empréstimo.

Risco do investimento

Quanto maior o retorno, provavelmente maior o risco. Assegure-se de que o seu perfil de investidor está de acordo com os investimentos que pretende fazer e os riscos que terá de correr. Como diz o ditado: o combinado não sai caro.

Liquidez/tempo de resgate do investimento

Quanto tempo o dinheiro precisará ficar aplicado até começar a dar retorno? Você pode esperar todo esse tempo? Tudo isso tem que estar contabilizado também. Não esqueça que muitos investimentos têm tempo mínimo de permanência, e você não terá acesso rápido ao seu dinheiro.

Planejamento do negócio

Se estiver utilizando um empréstimo para capital de giro, novas contratações, reformas ou compra de equipamento, tenha certeza de que as contas estarão equilibradas e o pagamento das parcelas não afetará seu fluxo financeiro. Mais uma vez: esse dinheiro é para ajudar seu negócio, não atrapalhar.

Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo

Leve em consideração todos os custos envolvidos na operação financeira. Muitas vezes focamos apenas nas taxas praticadas, mas esquecemos que as tarifas e os impostos cobrados também serão somados aos juros para formar o Custo Efetivo Total do empréstimo. Por isso, é fundamental saber exatamente esse custo antes de tomar qualquer decisão, e o Banco Central garante que essa informação esteja clara no seu contrato.

Por que o Empréstimo com Garantia de Imóvel pode ser a melhor opção

Se você tem um imóvel quitado, além de todas as ofertas de crédito disponíveis no mercado (empréstimo pessoal, empréstimo consignado, entre outros), você também tem acesso a uma modalidade de crédito exclusiva: o Empréstimo com Garantia de Imóvel.

Conhecido também como Home Equity, esse empréstimo é uma das modalidades de crédito mais vantajosas para quem precisa de capital para investir. Isso porque o banco ou a instituição financeira recebe seu imóvel como garantia de pagamento em alienação fiduciária – o que significa a certeza do pagamento do empréstimo – e, em troca, oferece crédito a juros muito baixos.

Por isso, cada vez mais pessoas optam por usar a quantia disponibilizada pela instituição financeira (até 60% do valor do imóvel dado em garantia) para fazer outros investimentos com maior retorno. A lista de vantagens é grande:

_Taxa: já que é para fazer um empréstimo, melhor optar pela modalidade de juros mais baixos no mercado, né? Seu imóvel quitado é a melhor garantia de pagamento que a instituição financeira poderia ter. Por isso, o risco diminui e as taxas também. Pode comparar.

_Prazo de pagamento estendido: você pode quitar seu empréstimo em até 240x (20 anos), o que deixa as parcelas mensais mais suaves e acessíveis. Tempo de sobra para você investir nos seus objetivos.

_Pula Parcela: o Itaú oferece a possibilidade de pular até 2 parcelas consecutivas por ano. Surgiu um imprevisto? Não precisa fazer malabarismo com as contas, é só pular a parcela do seu empréstimo.

_Valores mais altos: até 60% do valor do imóvel dado como garantia. Por exemplo: se o seu imóvel quitado for avaliado em R$ 1 milhão, você pode receber até R$ 600 mil para investir em outras aplicações financeiras ou em um negócio próprio.

_Agilidade: no Itaú a contratação é toda digital (via site ou app) e você conta com nosso suporte via WhatsApp durante cada etapa. Isso faz toda a diferença para quem pretende usar o crédito para investir em outras aplicações financeiras – especialmente aquelas em que é preciso agir com senso de oportunidade, como é o caso do mercado de ações. Em pouco tempo o dinheiro está na sua mão.

Neste episódio da nossa websérie especial, abordamos exatamente os aspectos que você deve levar em conta antes de considerar um Empréstimo com Garantia de Imóvel: qual o custo efetivo total da contratação, a diferença entre outros créditos e outras dúvidas de quem pretende contratar. Vale a pena ver o que dizem nossos especialistas Gabriel e Cíntia:

Passo a passo para solicitar o Crédito com Garantia de Imóvel Itaú

Já vimos que, diferente de outras modalidades de empréstimo, essa opção é garantida por um bem de valor superior ao crédito oferecido, diminuindo o risco para o banco – que então oferece taxas menores e melhores condições de contratação. Com sabedoria e planejamento, é possível aproveitar as vantagens do empréstimo com garantia de imóvel para usar o dinheiro disponível em outras aplicações e investimentos.

Se você avaliou todos os aspectos que citamos até agora e chegou à conclusão de que o empréstimo com garantia de imóvel é mesmo a solução que você procura, chegou a hora de ver como é simples contratar. São apenas 5 passos:

  1. Faça uma simulação grátis e envie sua proposta para nós.
  2. Aguarde nosso contato solicitando os documentos necessários.
  3. Com os documentos em mãos, faremos a análise do seu crédito e do imóvel dado como garantia.
  4. Seu contrato será emitido e você fará o registro em cartório.
  5. Crédito liberado em até 3 dias úteis: após o registro em cartório, o dinheiro estará na sua conta para você investir como quiser.

Quer dinheiro na mão para investir? Seu imóvel quitado é garantia de empréstimo com taxas baixas, longo prazo para pagamento e parcelas fixas. Simule agora e contrate o Crédito com Garantia de Imóvel Itaú.

Crédito mais barato para usar do seu jeito.

Se tem i de imóvel, tem i de Itaú.

Saiba mais sobre o Crédito com Garantia de Imóvel do Itaú

Tire todas as suas dúvidas sobre o empréstimo com garantia de imóvel do Itaú e fala uma simulação.

Simule seu Empréstimo com Garantia de Imóvel

Simule grátis agora e veja sua aprovação de crédito em até 1 hora. [...]

Tudo sobre o Empréstimo com Garantia de Imóvel Itaú em vídeo

Assista nossa playlist completa sobre o Crédito com Garantia de Imóvel Itaú [...]