Itaú Blog

Como alcançar seus objetivos - parte I

Veja dicas de como se organizar para conseguir aquela tão sonhada casa, viagem ou qual objetivo você tiver.

Itaú Unibanco

• 3 minutos de leitura

Homem negro de cabelos encaracolados curtos, bigode e óculos segura folha de papel e caneta, enquanto imagina uma viagem futura.
Homem negro de cabelos encaracolados curtos, bigode e óculos segura folha de papel e caneta, enquanto imagina uma viagem futura.

1. Defina seus objetivos

Entre os diversos desejos e projetos que deseja realizar, pense quais são os mais importantes neste momento e priorize-os. Ao tentarmos alcançar uma coisa por vez, é mais fácil ver a linha de chegada.

2. Estabeleça metas parciais

Para que um objetivo não pareça tão distante, estabeleça metas parciais e pense em quanto tempo você conseguirá alcançá-las. Fazer este exercício vai te ajudar a pensar o que você precisa fazer para chegar lá.

3. Pense no valor dos seus sonhos

Viajar, fazer um curso ou até mesmo financiar uma casa. Para quase tudo é preciso dinheiro. Por isso é importante se planejar financeiramente e calcular quanto é preciso guardar por mês. Ou, em casos de financiamento ou uso de crédito, qual o valor da parcela que cabe no seu bolso.

4. Organize suas ações

Na hora de fazer seus planos, imagine cenários realistas e possíveis. Saber priorizar e estabelecer prazos é muito importante. Se você quer comprar uma casa e um carro, decida qual deles deve vir primeiro e o que você pode fazer para chegar lá. Depois que as metas forem definidas, acompanhe os resultados periodicamente.

5. Avalie seus resultados

Se estiver indo bem, comemore e pense se tem algo que pode melhorar. Mas caso não estiver conseguindo cumprir suas metas, reavalie a estratégia e se reorganize.

Pense o que está te impedindo de chegar lá - você tem gastos supérfluos que poderia cortar, por exemplo? Ou estabeleceu uma meta alta demais e precisa redimensionar?

6. Conheça os produtos financeiros

Produtos bancários usados com consciência são grandes aliados na conquista de objetivos. O crédito é uma opção para quem não tem todo o dinheiro e quer antecipar seu sonho e o investimento é para quem não tem pressa e deseja guardar e fazer o dinheiro render antes de adquirir o que planejou. Saiba mais sobre os produtos financeiros para alcançar seus sonhos no próximo post.