Itaú Blog

Como alcançar seus objetivos - parte II

Entenda quais produtos bancários, usados com responsabilidade, podem te apoiar na conquista de seus sonhos.

Itaú Unibanco

• 3 minutos de leitura

Mulher branca de cabelos curtos castanhos e óculos escuros segura em uma mão um cofre de porquinho, na outra a maquete de uma casa.
Mulher branca de cabelos curtos castanhos e óculos escuros segura em uma mão um cofre de porquinho, na outra a maquete de uma casa.

Produtos bancários usados com consciência são grandes aliados na conquista de objetivos. O crédito é uma opção para quem não tem todo o dinheiro e quer antecipar seu sonho, enquanto o investimento é uma opção para quem deseja guardar e fazer o dinheiro render antecipadamente.

Crédito ou investimento?

Para quem optar por um empréstimo ou financiamento, é importante que as parcelas caibam no orçamento e não comprometam a renda das atividades primordiais do dia a dia como aluguel, luz ou outros gastos mensais.

Aos que desejarem poupar antes de atingir seu objetivo, existem diversas formas de rentabilizar com diferentes riscos e prazos, como CDBs, Tesouro Direto, ou ações da bolsa. O investimento desembolsado para atingir seu objetivo não deve comprometer sua reserva de emergência, que é primordial para qualquer imprevisto ou novo gasto que possa surgir.

Avalie qual dessas duas opções faz mais sentido para você atingir seu objetivo.

A almejada casa própria

A compra de uma casa é uma decisão de longo prazo, por isso é importante pensar bem antes de tomar essa decisão. Um Crédito Imobiliário facilita a compra do seu imóvel comercial ou residencial. As condições variam de acordo com o valor do imóvel, o valor a ser financiado, a renda e o prazo de pagamento. Você também por usar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no momento da compra para diminuir o total financiado e posteriormente para pagar o saldo restante. A possibilidade de dar um valor de entrada também contribui para diminuir o número ou tamanho das parcelas. Para entender mais sobre o assunto, acesse https://credito-imobiliario.itau.com.br/

De carro novo

Na hora de comprar um carro, pense que junto com a autonomia e a mobilidade também virão outros gastos. Coloque tudo na ponta do lápis: despesas com IPVA, licenciamento, seguro, combustível, consertos, estacionamento e aluguel de garagem. Se a conta fechou, você pode partir para compra e analisar as opções de pagamento – à vista, parcelado ou consórcio. O financiamento de veículos é apropriado para quem precisa do carro de imediato, enquanto o consórcio é mais adequado para quem quer comprar um veículo nos próximos meses ou anos sem pagar juros. Lembre-se que além dos gastos citados acima, a parcela também precisa caber no seu orçamento mensal. Saiba mais em https://www.itau.com.br/emprestimos-financiamentos/veiculos

Viagem dos sonhos

Você está pensando em fazer uma viagem dos sonhos, sozinho(a), com sua família ou com alguém especial? Então é importante se planejar financeiramente para garantir que a viagem seja uma delícia e que você continue com sua conta em dia quando voltar. Você pode começar este planejamento pensando em quanto dinheiro você pode poupar e investir mensalmente. Alguns pontos importantes para refletir são: quantos dias quero passar fora? Ficarei em hotel, hostel ou na casa de alguém? Quanto é o valor de passagem para esse local? Quanto dinheiro precisarei usar no dia a dia? Para facilitar esse cálculo, existem diversos simuladores de viagem.

No caso de uma viagem internacional, é preciso também pesquisar o valor de câmbio para a moeda local, o que influencia nos valores necessários para realizar sua viagem.

Algumas opções de pagamento são adquirir um crédito pessoal ou fazer uma mensalidade de viagem. Entenda melhor em https://www.itau.com.br/cartoes/viaje-sempre-itau