Open Banking e Open Finance: O que muda?

Saiba mais sobre o significado desses conceitos e entenda como funciona o ecossistema open finance.

Itaú Unibanco

• 2 minutos de leitura

Ilustração de uma mulher segurando um cofrinho de moedas

O Open Finance é a ampliação do Open Banking e envolve todo o sistema financeiro do Brasil. Entenda como que vai funcionar.

O Banco Central anunciou uma importante mudança: o Open Banking agora se chama Open Finance, mostrando melhor impacto que essa novidade irá ter na sua vida financeira

A partir de julho você poderá compartilhar com o Itaú o seus dados cadastrais, extrato de contas, cartões e operações de crédito que você possui em outros bancos e fintechs. Em dezembro, esse escopo é ampliado, e você irá poder compartilhar seu dados financeiros em outras instituições, como corretoras, plataformas de investimentos, previdência privada e companhias de câmbio e seguros, por exemplo. Ou seja, expandimos o escopo de Banking para Finance.

Representação do Ecossistema Open Finance

O princípio de ambos é o mesmo: compartilhar o seu histórico de relacionamento entre instituições. Isso tudo sendo feito mediante a sua autorização, que chamamos de consentimento, ou seja, você escolhe quais dados, com quem e por quanto tempo quer compartilhar.

O que eu ganho ao compartilhar meus dados com o Itau?

Ao trazer os seus dados de outras instituições para o Itaú, poderemos lhe conhecer ainda melhor e sermos um banco cada vez mais feito com você, podendo oferecer serviços ainda mais personalizáveis e de acordo com a sua necessidade.