Antecipação de recebíveis: como utilizar essa linha de crédito
Atrelada a receitas de vendas já registradas, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa aliada para equilibrar fluxo de caixa no curto prazo.
Por Itaú Empresas
De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 79% dos consumidores brasileiros têm o hábito de parcelar compras. Nesse cenário, a antecipação de recebíveis pode ser uma maneira eficiente de garantir o fluxo de vendas sem perder o equilíbrio do fluxo de caixa. “Vendas a prazo são essenciais para impulsionar o faturamento de pequenas e médias empresas. A antecipação pode ser usada para amenizar os efeitos dessa ampliação do ciclo de pagamentos e recebimentos”, afirma Vitor Loosli, superintendente da Rede, Itaú.
A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que possibilita as empresas adiantar o recebimento de suas vendas registradas, ou seja, elas podem utilizar hoje um recurso que só chegaria no futuro. Trata-se de um bom recurso para garantir a cobertura de salários e expandir estoques para períodos sazonais.
Conheça as duas modalidades de antecipação
As soluções da Rede permitem que a sua empresa receba antecipadamente por meio de duas modalidades:
1. Antecipação automática
Voltada para demandas recorrentes de fluxo de caixa. Nessa modalidade, o recebimento é automático e no próximo dia útil de todas as vendas no crédito, oferecendo mais praticidade.
2. Antecipação avulsa
Direcionada para as necessidades pontuais. É a tradicional antecipação de crédito, útil para investir mais no seu negócio com o dinheiro de suas vendas, mesmo parceladas. Por ser uma opção personalizada, a taxa de antecipação precisa ser negociada caso a caso.
Ambas as modalidades de antecipação de recebíveis são processos simples e podem ser feitas on-line, pelos próprios canais do Itaú e da Rede.
“Além das taxas e modalidade de antecipação mais adequada para sua necessidade, o empreendedor deve avaliar os prazos de recebimento, a facilidade operacional e a segurança oferecida pela instituição financeira. No caso da Rede, existe um diferencial de operar com uma empresa que tem mais de vinte anos de atuação, é líder nessa modalidade e antecipa pagamentos em todo o território nacional”, diz Angelo Russomanno, diretor da Rede, Itaú.
Vale a indicação: Você quer transações mais rápidas e uma bateria de longa duração? Confira como amaquininha de cartãodo Itaú pode ajudar o seu negócio!
Antecipe o dinheiro das vendas para mais controle financeiro
Indicada para equilibrar ciclos financeiros de curto prazo, a antecipação de recebíveis deve ser acompanhada de uma forte disciplina de fluxo de caixa. Embora esteja atrelada a receitas de venda já registradas, é essencial que o empreendedor tenha um controle rigoroso de seus prazos de faturamento, entradas de receitas e prazos de pagamento.
Mapear fluxos de recebimentos e pagamentos, analisar a composição de preços e incluir custos fixos e variáveis em margens de lucro são outros fatores essenciais para buscar soluções de antecipação com mais assertividade. “Assim como qualquer linha de crédito, é preciso combinar a tomada do recurso com hábitos financeiros saudáveis. Trata-se de um comportamento que todo empreendedor precisa desenvolver”, diz Russomanno.
O planejamento prévio também é outro ponto essencial para combinar os ciclos de antecipação com as entradas das receitas de vendas. “Trabalhar com cenários futuros e recorrentes é uma boa maneira de se organizar para a tomada de recursos. É possível, por exemplo, estipular algumas datas em que a antecipação tende a ser mais necessária, como dias de pagamento de equipes e fornecedores”, afirma Loosli.
Vale a indicação: Buscando por outras soluções de empréstimo empresarial? O Itaú Empresas possui outras linhas de crédito como capital de giro e Pronampe para o seu negócio evoluir.