Itaú Blog

Antecipação de recebíveis: como utilizar essa linha de crédito

Atrelada a receitas de vendas já registradas, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa aliada para equilibrar fluxo de caixa no curto prazo.

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 1min minutos de leitura

De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 79% dos consumidores brasileiros têm o hábito de parcelar compras. Nesse cenário, a antecipação de recebíveis pode ser uma maneira eficiente de garantir o fluxo de vendas sem perder o equilíbrio do fluxo de caixa. “Vendas a prazo são essenciais para impulsionar o faturamento de pequenas e médias empresas. A antecipação pode ser usada para amenizar os efeitos dessa ampliação do ciclo de pagamentos e recebimentos”, afirma Vitor Loosli, superintendente da Rede, Itaú. 

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que possibilita as empresas adiantar o recebimento de suas vendas registradas, ou seja, elas podem utilizar hoje um recurso que só chegaria no futuro. Trata-se de um bom recurso para garantir a cobertura de salários e expandir estoques para períodos sazonais. 

Conheça as duas modalidades de antecipação

As soluções da Rede permitem que a sua empresa receba antecipadamente por meio de duas modalidades:

1. Antecipação automática 

Voltada para demandas recorrentes de fluxo de caixa. Nessa modalidade, o recebimento é automático e no próximo dia útil de todas as vendas no crédito, oferecendo mais praticidade. 

 2. Antecipação avulsa

Direcionada para as necessidades pontuais. É a tradicional antecipação de crédito, útil para investir mais no seu negócio com o dinheiro de suas vendas, mesmo parceladas. Por ser uma opção personalizada, a taxa de antecipação precisa ser negociada caso a caso. 

Ambas as modalidades de antecipação de recebíveis são processos simples e podem ser feitas on-line, pelos próprios canais do Itaú e da Rede. 

“Além das taxas e modalidade de antecipação mais adequada para sua necessidade, o empreendedor deve avaliar os prazos de recebimento, a facilidade operacional e a segurança oferecida pela instituição financeira. No caso da Rede, existe um diferencial de operar com uma empresa que tem mais de vinte anos de atuação, é líder nessa modalidade e antecipa pagamentos em todo o território nacional”, diz Angelo Russomanno, diretor da Rede, Itaú. 

 

Vale a indicação: Você quer transações mais rápidas e uma bateria de longa duração? Confira como a maquininha de cartão do Itaú pode ajudar o seu negócio! 

Antecipe o dinheiro das vendas para mais controle financeiro

Indicada para equilibrar ciclos financeiros de curto prazo, a antecipação de recebíveis deve ser acompanhada de uma forte disciplina de fluxo de caixa. Embora esteja atrelada a receitas de venda já registradas, é essencial que o empreendedor tenha um controle rigoroso de seus prazos de faturamento, entradas de receitas e prazos de pagamento. 

Mapear fluxos de recebimentos e pagamentos, analisar a composição de preços e incluir custos fixos e variáveis em margens de lucro são outros fatores essenciais para buscar soluções de antecipação com mais assertividade. “Assim como qualquer linha de crédito, é preciso combinar a tomada do recurso com hábitos financeiros saudáveis. Trata-se de um comportamento que todo empreendedor precisa desenvolver”, diz Russomanno. 

O planejamento prévio também é outro ponto essencial para combinar os ciclos de antecipação com as entradas das receitas de vendas. “Trabalhar com cenários futuros e recorrentes é uma boa maneira de se organizar para a tomada de recursos. É possível, por exemplo, estipular algumas datas em que a antecipação tende a ser mais necessária, como dias de pagamento de equipes e fornecedores”, afirma Loosli. 

Vale a indicação: Buscando por outras soluções de empréstimo empresarial? O Itaú Empresas possui outras linhas de crédito como capital de giro e Pronampe para o seu negócio evoluir.