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Como anunciar vaga no LinkedIn usando seu network?

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Itaú Empresas

• 10 minutos de leitura

mulheres em uma loja de sapatos olhando para um papel e sorrindo

As redes sociais são meios de comunicação muito significativos hoje em dia, tanto para fins de entretenimento quanto profissionais.

A maior prova disso é o LinkedIn, uma rede que conecta milhares de profissionais e promove conexões entre pessoas e empresas, o que inclui o processo de contratação. Mas, para fazer isso da melhor forma, é importante saber como anunciar vaga no LinkedIn.

Vários fatores afetam o sucesso do recrutamento, desde a vaga em si até a imagem empreendedora da empresa. Um deles, que você não deve esquecer, é o networking, a rede de contatos profissionais que desenvolveu ao longo da sua carreira. Se fizer bom uso dela, vai encontrar os melhores candidatos para seu negócio, sem dificuldades.

Acompanhe e veja como anunciar vaga no LinkedIn e como sua rede pode ajudar.

Como utilizar o LinkedIn para fazer contratações?

O processo de criar uma vaga por meio do site não é complicado, bastando um pouco de planejamento e alguns cliques. O mais importante é entender como fazê-lo corretamente para melhorar suas chances de achar os candidatos ideais. Mas vamos por partes.

Existem dois tipos principais de anúncios de vagas que você pode usar: o pago e o orgânico.

Anúncio pago

Como o nome diz, esse é um anúncio formal dentro do próprio LinkedIn, que inclui todos os detalhes da sua vaga e do perfil da sua empresa. O passo a passo para fazer esse anúncio é o seguinte:

  • clique no ícone “Soluções”, no canto superior direito;
  • selecione “Anunciar Vaga” no menu lateral;
  • preencha os dados solicitados sobre o cargo e sua empresa;
  • escolha palavras-chave para tornar a vaga mais fácil de achar (por exemplo, “arte” para um trabalho de design);
  • insira perguntas da triagem que deseja fazer aos candidatos;
  • defina o orçamento para a divulgação da vaga e o método de pagamento.

Depois de conferir os detalhes, basta confirmar, fechar o pagamento e acompanhar o desempenho do anúncio. A plataforma faz uma cobrança por candidato que clicar na vaga, até que o orçamento seja usado por completo.

Divulgação orgânica

Alternativamente, você pode usar o LinkedIn como uma plataforma para divulgar o seu processo seletivo. Assim, em vez de usar o método acima, você cria um link de recrutamento em uma plataforma fora do site e monta uma postagem para divulgar a vaga.

O processo é o mesmo de qualquer outra rede social. Os usuários visualizam sua postagem e clicam no link de recrutamento caso tenham interesse.

Como usar seu networking para anunciar vaga no LinkedIn?

Agora que você entende como anunciar vaga no LinkedIn, o próximo passo é usar o seu networking para fortalecer esse anúncio. Veja, aqui, algumas ações que você pode implementar que valem tanto para os anúncios pagos quanto orgânicos.

Notifique parceiros para que participem da divulgação

Se você tem um relacionamento com outros negócios e parceiros de mercado, pode contar com a ajuda deles. Peça que divulguem a vaga em seus próprios perfis ou indiquem alguns candidatos. Assim, ela terá mais alcance orgânico, sem considerar o seu investimento.

Publique a vaga em grupos onde ela será relevante

Bons profissionais e empreendedores também são membros ativos de grupos sobre o seu nicho de trabalho. Se você divulgar a sua vaga em um desses grupos, tem boas chances de atrair vários profissionais com alto potencial.

Adicione continuamente profissionais de valor à sua rede de contatos

Muitas vezes, a melhor forma de conseguir preencher uma vaga rapidamente é já ter alguns deles em sua lista de contatos. Um bom networking é realizado com antecedência, colocando pessoas de interesse em sua lista para que possam ser convocadas no futuro.

Quais são as melhores práticas ao divulgar sua vaga?

Saber como anunciar vaga no LinkedIn também tem a ver com dispor informações de forma estratégica. A boa notícia é que existem algumas boas práticas às quais recorrer quando estiver na dúvida. Vejamos alguns exemplos.

Seja objetivo na sua descrição

Mesmo que o público do LinkedIn costume ser bem paciente em comparação a outras redes sociais, tempo e atenção ainda são os recursos mais escassos no meio digital. No lugar de enfeitar suas descrições, vá direto ao ponto. Explique a vaga e garanta que todos possam entendê-la rapidamente.

Inclua todas as informações relevantes

Parece uma contradição, mas não é. Uma vez que você comunica o tipo de vaga anunciada, o candidato vai clicar para saber mais. Nesse ponto, você já tem a sua atenção e deve oferecer as informações necessárias sobre a vaga. A falta de dados costuma afastar bons candidatos.

Divulgue a vaga internamente

É normal que seus colaboradores façam parte da rede da sua empresa no LinkedIn. Então, você pode usar a rede social para divulgar a vaga internamente, dando prioridade aos candidatos que já fazem parte do seu negócio. Essa atitude também faz bem para sua reputação como contratante.

Faça bom uso dos termos de busca

Para ligar um profissional em busca de vaga à sua candidatura, o LinkedIn usa a barra de busca. Se o candidato pesquisa um tipo de cargo e essa palavra aparece no seu anúncio de vaga, ela é enviada ao profissional. GoPorém, você deve incluir outros termos além do nome oficial do cargo na lista de palavras-chave associadas à vaga. Assim, se alguma delas for pesquisada, também vai levar à sua vaga.

Confira erros na descrição da vaga ou da empresa

Depois de montar todo o anúncio da vaga, não se esqueça de conferir os detalhes mais uma vez antes de confirmar o pagamento ou enviá-lo para seus parceiros. Uma descrição incorreta da função ou localização, por exemplo, podem atrair candidatos que não são compatíveis com a vaga.

Evite o spam

Enviar o anúncio da sua vaga em vários espaços é importante, mas tome cuidado para não exagerar. O uso de Spam, a prática de enviar mensagens repetidas ou não solicitadas em massa, não melhora suas chances de encontrar o candidato certo.

Saber como anunciar vaga no LinkedIn e usar seu networking nesse processo vai facilitar bastante a contratação, alcançando novos talentos para seu negócio alcançar um diferencial competitivo. Acompanhe os resultados dos seus anúncios e veja o que você pode fazer para se aprimorar em seus recrutamentos e seleções.

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