Black friday 2022: O que esperar do mercado nessa data

Por Itaú Empresas

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Duas mulheres em uma loja analisando uma peça de roupa

A Black Friday 2022 está chegando. Você já está se preparando para esse evento tão importante do varejo? Sabemos que passamos por muitas coisas nesses últimos anos.

Apesar disso, se preparar para atender o seu consumidor da melhor forma é um caminho muito promissor, oferecendo a ele as melhores condições com ofertas e descontos e, ao mesmo tempo, fortalecendo a relação entre vocês.

Quer saber o que esperar da Black Friday 2022 e como se preparar para essa data importantíssima? Continue a leitura deste artigo e descubra!

Como está a economia no sentido do varejo?

Mesmo após dois anos de pandemia, o varejo brasileiro está se recuperando do fechamento de muitos comércios físicos. De acordo com dados divulgados pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, o varejo teve um crescimento de 24,8% no primeiro semestre de 2022.

Isso significa que, aos poucos, os varejistas estão ganhando força novamente. A tecnologia, por sua vez, tem ajudado muitas empresas a se manter firme no mercado e oferecer mais qualidade de vida aos colaboradores, como horários de trabalhos mais flexíveis e até a possibilidade de home office.

O que esperar da Black Friday 2022?

O ano de 2020 foi cheio de incertezas, mas no que se refere à Black Friday daquele ano, as vendas superaram todas as expectativas. Em 2021, os números não foram tão estrondosos. No entanto, não podemos esquecer de mencionar que houve um bom crescimento no faturamento. Foram R$ 5,4 bilhões faturados nesse período, segundo levantamento da Neotrust.

A Ebit/Nielsen também divulgou dados importantes de 2021: o ticket médio dos clientes aumentou em 16% — um ótimo resultado para quem deseja ter mais lucro.

Com base nesses números, podemos dizer que as expectativas para a Black Friday 2022 são muito boas, uma vez que o digital se fortaleceu muito durante a pandemia e o mercado está se reaquecendo de consumidores dispostos a gastar mais.

Como se planejar para um evento de sucesso?

Agora que você já teve um contexto sobre as expectativas para a Black Friday 2022, vamos falar um pouco sobre como preparar a sua empresa para esse evento tão importante do varejo. A seguir, confira nossas dicas!

Faça um planejamento eficiente

Dentro de uma empresa, tudo precisa de um planejamento para que as tomadas de decisões sejam as mais precisas possíveis. Portanto, nesse momento de se organizar para a Black Friday 2002, você precisa definir quais produtos estão em promoção e o principal: como os descontos serão aplicados.

Além disso, analise se será necessário investir em mais volume para o seu estoque, quanto da verba será destinada para ações de marketing e se será necessário contratar mais pessoas para garantir um atendimento impecável nesse período.

Lembre-se que o pós-venda também gera valor para a sua marca e contribui para fortalecer o relacionamento com o cliente, portanto, os custos relacionados ao atendimento devem se estender após o dia do evento (25/11/2022).

Cuide do seu estoque

Já pensou o quão frustrante será para o cliente comprar algo ou ir atrás de um produto que não está mais em estoque? Para evitar esse tipo de situação é importante você fazer parcerias com bons fornecedores, antecipar as compras de suas matérias-primas para garantir bons preços e, consequentemente, poder oferecer aos seus clientes descontos melhores.

Crie descontos atrativos

Black Friday sem promoção não existe. Portanto, saiba que, neste dia especificamente, o seu diferencial será o preço. No entanto, é importante planejar com cuidado essa ação. O desconto deve ser calculado considerando a sua margem de lucro. Além de oferecer bons preços, use sua criatividade para chamar a atenção do seu público, por exemplo:

  • monte kits com produtos que se complementam;
  • ofereça descontos progressivos, como 1 peça 25% de desconto, 2 peças 35% e assim por diante;
  • ofereça brindes;
  • crie uma campanha para fidelizar seus clientes.

Invista em anúncios pagos

A Black Friday é um dia muito esperado no varejo pelos consumidores, portanto, se você deseja se destacar em meio a esse oceano de concorrentes, precisa investir em anúncios pagos.

Nesse sentido, se você não tem na sua equipe alguém que domine o gerenciador de anúncios, contrate um gestor de tráfego para auxiliar o seu negócio da melhor forma. Com base nos dados da sua empresa, ele saberá segmentar o público ideal — aquele que, em algum momento, já demonstrou interesse pelos seus produtos — e conseguirá atrair para o seu negócio leads qualificados.

Dessa forma, as chances dos seus vendedores fecharem negócios aumentam.

Ofereça várias possibilidades de pagamento

Embora o cartão de crédito seja algo tão comum, muitas pessoas não têm acesso a ele, seja porque não conseguiram abrir uma conta no banco ou porque simplesmente não querem ter um.

Nesse sentido, você deve oferecer outras possibilidades de pagamento, como crediário próprio (para lojas físicas), boleto bancário e até mesmo o PIX.

Acredite, quanto mais opções o seu potencial cliente tiver, mais chances você terá de vender para ele. Lembre-se que se você não facilitar o pagamento, o concorrente fará isso.

Antecipe o relacionamento com o cliente

Os consumidores estão acostumados a receberem um oceano com vários anúncios no dia da Black Friday. Embora essa seja uma ação muito importante e uma estratégia indispensável, é necessário ir além e tentar cativar o seu potencial cliente antes dessa data chegar. Como fazer isso? Antecipando o seu relacionamento com ele.

Para tanto, você pode usar de e-mail marketing, conteúdos em blog e, até mesmo, das redes sociais para estreitar essa relação. Dessa forma, a sua marca se manterá ativa na mente desses consumidores, que lembrarão dela no momento da decisão de compra.

A Black Friday é a maior ação do varejo quando o assunto é descontos incríveis. Portanto, saiba que seus consumidores estão ansiosos para comprar. Nesse sentido, vale colocar em prática todas as estratégias que listamos aqui para garantir um bom relacionamento com o potencial cliente e, claro, sucesso nas vendas na Black Friday 2022.

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