Itaú Blog

Quer tirar suas dúvidas de como terminar 2022 e iniciar o 2023 da sua empresa no azul?

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 10 minutos de leitura

Fundo branco com a frase "FAQ do empreendedor com Itaú Empresas"

Murilo Gigliucci e Rodrigo Mourato, especialistas Itaú Empresas e Superintendentes de Reestruturação de Crédito para PMEs responderam as principais perguntas enviadas para o instagram da @revistapegn.

Assista abaixo as respostas na segunda edição do FAQ do Empreendedor com Itaú Empresas:

E tem mais respostas para te ajudar, confira:

- Minha empresa encolheu em 2022. Vale a pena mudar o regime tributário para 2023 ou é melhor deixar como está até ela se recuperar?

Como o regime tributário é seguido de acordo com o faturamento anual de uma empresa, ele deve ser alterado quando a receita melhorar ou diminuir. No Brasil, a lei permite que as empresas façam essa mudança no início de cada ano fiscal, se for identificada a necessidade. Em alguns casos, a empresa também pode ser obrigada a migrar de regime, como quando o limite de faturamento é excedido.

- Posso usar parte do meu patrimônio pessoal para quitar as dívidas que a empresa contraiu em 2022? Se sim, qual a melhor forma de fazer isso?

Os bens pessoais não podem ser penhorados ou bloqueados para quitar a dívida de uma execução fiscal contra a empresa. Apenas o patrimônio da empresa responderá pela dívida. Porém, há algumas situações na Execução Fiscal, que podem fazer com que os sócios respondam pelas dívidas da empresa.

- Não consegui recuperar os investimentos feitos agora no final de 2022 e devo começar o próximo ano com o negócio sem caixa. Qual a melhor forma de contornar esse problema sem entrar no vermelho ou contrair dívidas?

Quando falta dinheiro no caixa é o momento de analisar com calma quais foram as razões que levaram a empresa até esse momento, entender quais são as próximas ações adotadas e traçar um novo planejamento estratégico. Após entender o erro, talvez seja o momento de começar a trabalhar para que aconteça a correção do mesmo, independente de qual seja ele.

Gostou do conteúdo? Não deixe de se inscrever na nossa plataforma de aprendizagem e aproveite as trilhas de capacitação focadas no sucesso do seu negócio.