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13 ações para conquistar parceiros e aliados para o seu negócio na própria vizinhança

Recomendadas por especialista do Sebrae, elas têm foco na formação de uma rede de ajuda mútua com empreendedores e influenciadores locais

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Recomendadas por especialista do Sebrae, elas têm foco na formação de uma rede de ajuda mútua com empreendedores e influenciadores locais

Existe uma estratégia simples de implementar, gratuita e que pode melhorar muito os resultados de um pequeno negócio, mas que costuma ser pouco utilizada. Quem faz essa observação é a consultora de negócios Ariadne Mecate, do Sebrae-SP.

Ela se refere à iniciativa de procurar outros pequenos empreendedores que atuam na mesma região e também influenciadores locais para apresentar o próprio negócio a eles, entender o que eles fazem e formar uma rede de relacionamento e ajuda mútua com eles.

Segundo a consultora do Sebrae, muitos empreendedores investem recursos significativos em ações de marketing e divulgação para conquistar clientes distantes, mas perdem a chance de criar parcerias locais capazes de fortalecer o negócio e gerar muito mais vendas.

“As pessoas próximas representam entre 60% e 70% dos clientes de pequenos negócios”, afirma Mecate. “Parceiros locais podem indicar os seus produtos ou serviços para muitos clientes.”

Participar das redes de relacionamento locais proporciona outros benefícios, além da divulgação mútua de negócios, diz a consultora do Sebrae. Empreendedores próximos podem compartilhar experiências e conselhos, se unir para pressionar o poder público a realizar melhorias na região, criar promoções ou eventos especiais para atrair potenciais clientes, entre outras possibilidades.

Para aproveitar esses benefícios, observa Mecate, é preciso se dispor a cultivar as redes de relacionamento e adotar espírito de parceria. Confira a seguir alguns conselhos da especialista para ter sucesso na adoção dessa estratégia:

1. Participe de grupos de liderança: Apresente-se às lideranças e participe de grupos de empresários, mesmo que seu cliente não esteja lá. Isso pode expandir sua rede e influência.

2. Utilize sua rede de contatos: Peça ajuda a pessoas conhecidas para identificar e contactar possíveis parceiros na sua região. Ser apresentado por um conhecido em comum facilita os relacionamentos.

3. Foque no coletivo: Pense em soluções que beneficiem todos os envolvidos, não apenas o seu próprio negócio. Estabeleça uma relação de ganha-ganha para que a parceria se sustente.

4. Não pense apenas em vender: Esteja aberto a ajudar outras pessoas com dicas, informações ou tempo. Um interesse genuíno em colaborar com a comunidade fortalece o relacionamento.

5. Contribua para o sucesso dos parceiros: Curta, comente e compartilhe os posts que eles publicam em suas redes sociais e recomende os seus produtos e serviços.

6. Assuma a liderança: Não espere por outros para tomar a iniciativa. Se não existir a rede de relacionamento onde você está, seja você o líder. Tome a frente e trabalhe para trazer os empreendedores para fazer parte do grupo.

7. Engaje os parceiros: Trabalhe ativamente para convencer e engajar outros empreendedores na rede de relacionamento, mostrando as vantagens que a união pode proporcionar a todos.

8. Ponha o networking na agenda: Não deixe para procurar os parceiros somente quando você quiser algo deles. Participe dos encontros com foco no fortalecimento da rede. Seja ativo no networking.

9. Alinhe expectativas: Certifique-se de que os objetivos da parceria sejam claros e benéficos para todas as partes envolvidas.

10. Priorize parceiros de mesmo perfil: Identifique as empresas próximas que atingem o mesmo perfil de público que você. Parcerias com esses empreendedores podem ser ainda mais vantajosas, especialmente se os produtos e serviços forem complementares.

11. Fale sobre você e o seu negócio: Conte a sua história, apresente a sua empresa, fale sobre os diferenciais dos seus produtos e serviços. A paixão com que um empreendedor fala sobre o seu negócio atrai fãs e aliados.

12. Divulgue produtos dos parceiros: Ofereça aos parceiros a possiblidade de disponibilizar material de divulgação ou produtos e serviços para experimentação no seu estabelecimento. Essa iniciativa costuma gerar retribuição do favor.

13. Meça, avalie e corrija: Medir o resultado de promoções ou outras ações realizadas em parceria é fundamental para melhorar os efeitos da estratégia. Se uma iniciativa não funcionar, analise o que deu errado e explore alternativas para melhorar ou testar novos modelos de parceria.

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