Defina a missão da sua empresa em 5 passos
Por Itaú Empresas
Nós sabemos que levantar da cama todos os dias para empreender exige disposição e comprometimento, mas vai além disso. Para que o trabalho de uma organização e de todos os seus integrantes seja consistente, é necessário que todos tenham em mente uma ideia consolidada do motivo pelo qual essa empresa existe e o que ela traz ao mundo por meio do seu sucesso. Essa ideia principal é o que chamamos de missão de uma empresa.
Embora seja tão importante, não são todos os líderes que entendem o significado da missão ou sabem como estabelecê-la dentro da empresa. Por isso, criamos este conteúdo para que você consiga defini-la no seu negócio com dicas práticas e simples! Vamos lá?
Por que é importante definir a missão da empresa?
Muito mais do que uma meta, a missão é o DNA que dá sentido para a ambição e o talento de todas as áreas de um negócio, não importa o seu tamanho ou segmento. Funciona como o norte de uma bússola, que guia as práticas de todos no dia a dia e garante que, em longo prazo,o time todo se mantenha engajadocom os mesmos objetivos, ainda que haja obstáculos no meio do caminho.
Qual o papel da missão na cultura organizacional?
Muitas decisões ficam mais fáceis quando você entende para onde está caminhando. Com uma missão bem estabelecida, você ficará mais seguro de ter feito a escolha certa quando precisar cortar custos, escolher profissionais, realizar ações de marketing ou até criar um novo produto, entre muitas outras situações.
A sua empresa ainda pode crescer e evoluir, e a nova perspectiva que vem ao longo do tempo pode até fazer com que a missão dela, daqui a alguns anos, não seja a mesma de hoje. Mas a única maneira de ajustar a rota ao longo da sua trajetória é entendendo para onde aponta o caminho que está sendo trilhado.
Como definir a missão de uma empresa?
Veja agora algumas dicas importantes do que é necessário ter em mente antes de definir a missão da sua empresa!
1- Entenda o que torna a sua empresa única
Existe algo em todo o negócio que o leva a criar uma identidade, interna e externamente. É fácil entender isso quando você se pergunta, primeiro, quais necessidades o seu produto ou serviço atende. Depois disso, procure saber os desejos que são realizados pelas pessoas que vão consumir o que sua empresa oferece.
Uma empresa de cabos de aço, por exemplo, ajuda a garantir a segurança das pessoas por meio do fornecimento de equipamentos de qualidade, trazendo tranquilidade no dia a dia da população. Já um empreendimento de cosméticos contribui para o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança de seus clientes.
Esses benefícios são o que chamamos de ganhos subjetivos, e a maneira como você entrega isso é o que vai destacar a imagem do seu negócio diante da concorrência. Pode ser o seu atendimento humanizado, o conhecimento técnico dos líderes, a velocidade de entrega ou até a qualidade do produto ou serviço em si: sempre há um conjunto de características que torna as suas soluções únicas em meio à multidão.
2- Lembre-se das suas origens
O que levou você a criar a empresa que comanda hoje? Qual foi o caminho entre a ideia e a concretização do negócio? O que o impulsionou? Essas são algumas perguntas que vão guiar você para entender a história que originou sua empresa, e sobre quais bases sólidas ela é fundada. É como se fosse uma terapia, mas com um CNPJ.
Outra coisa que pode ajudar você a entender as origens do seu negócio é conversar com as pessoas que o apoiaram nessa jornada. Pode ser um cônjuge, um membro da família ou um amigo de confiança: pergunte por que eles acreditam na sua empresa e qual futuro eles enxergam para você a partir dela. Você vai se surpreender com o impacto positivo que o seu negócio já tem no mundo, e isso pode motivá-lo air ainda mais longe!
3- Tenha ousadia e ambição
Já que a missão de uma empresa é o norte que guia toda a operação, não tenha medo de sonhar alto, pois a única forma de chegar longe é colocando esse objetivo em mente desde o começo.
E isso vale para empresas de todos os tipos de mercado: uma padaria pode sonhar em ser reconhecida como a melhor padaria da região metropolitana de uma cidade, por exemplo, ou em criar franquias que se espalhem por todo o país, trazendo alimento de qualidade a preços justos para a população.
Os dois objetivos são ambiciosos e possíveis, mas é necessário que eles sejam compartilhados por toda a equipe de forma consistente para que tenham a chance de serem concretizados.
4- Foque na objetividade
Assim como um bom slogan que comunica o que a empresa entrega para o cliente em poucas palavras e de maneira impactante, a missão precisa ser concreta e sucinta para que seja incorporada pelos colaboradores com facilidade. Ela deve ser grandiosa, mas não muito abstrata, para que não haja o risco de ser interpretada de forma diferente por cada membro do seu time.
Para entender melhor, pense no exemplo de uma concessionária de carros. Uma missão muito abstrata seria: "Queremos ser os melhores da região". As perguntas que surgem com essa missão são: os melhores em quê? Para quem?
Para não existir margem de interpretação, uma missão melhor e mais objetiva poderia ser: "Queremos ajudar todas as famílias da cidade a conquistarem o sonho de ter um carro de qualidade". Com essa objetividade, todo mundo que entrar na empresa já saberá, em linhas gerais, o que fazer para dar o melhor de si, e ficará motivado, pois essa frase representa algo nobre de se perseguir.
5- Priorize o cliente
Se a sua empresa oferece algo, oferece para alguém. Isso pode parecer senso comum, mas muitas organizações esquecem da importância do cliente no dia a dia. É ele quem vai trazer dinheiro e resultados para você, e a sua felicidade cria um dos melhores marketings que existe: a divulgação feita de forma voluntária e espontânea, que é motivada pelasatisfação no atendimento.Por tudo isso, foque em entender exatamente quem é o seu cliente, o que ele quer no mundo e como o seu negócio ajuda ele a chegar nesse lugar.
Como falamos antes, no ponto 4, essa dedicação ao cliente e a ideia que ele tem de si mesmo leva ao estabelecimento de uma missão que, logo de início, já é extremamente relevante e pode gerar impactos importantes. Para identificar isso, é possível simplesmente perguntar para as pessoas o que elas querem, caso você já tenha clientes fidelizados à sua marca.
Outra ferramenta importante são as pesquisas de mercado, que traçam um perfil do consumidor e de como ele faz as suas decisões de compra.
Com todas essas dicas, esperamos que tenha ficado mais fácil para você entender o que é a missão de uma empresa, e como aplicar essa ferramenta importantíssima de gestão no seu negócio.
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