Dia das Mães 2024: como preparar sua empresa para potencializar as oportunidades de venda

Maximize as vendas no Dia das Mães com personalização e estratégias omnichannel. Descubra as tendências de 2024 para destacar sua empresa.

Dia das mães 2024
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Itaú Empresas

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Segunda data comercial mais importante do ano - ficando atrás apenas do Natal - o Dia das Mães será comemorado em 2024 no dia 12 de maio e grande parte das empresas já começaram a traçar um planejamento estratégico para que esta oportunidade de vendas possa ser aproveitada ao máximo.

Após um 2023 com recordes de faturamento em vendas online - R$ 6,7 bilhões foram movimentados na ocasião, 11,8% a mais do que em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) -, e uma leve queda nas vendas do comércio físico, as expectativas do mercado são boas para este ano. De acordo com o instituto de pesquisa Opinion Box, cerca de 8 em cada 10 pessoas planejam presentear alguém no Dia das Mães de 2024.

Segundo a empresa pesquisadora Radar Simplex, os consumidores brasileiros, aliás, estão pesquisando presentes para esta data comemorativa desde fevereiro nos e-commerces, o que demonstra o potencial do feriado. Mas como se destacar diante da concorrência?

Aqui, trazemos algumas tendências que podem ajudar a firmar uma conexão genuína com seu público e aproveitar esta grande oportunidade para gerar mais lucro e reconhecimento da sua marca no mercado.

Personalização como principal estratégia de vendas

Entender o comportamento de consumo para o Dia das Mães 2024 é importante para vislumbrar as oportunidades de destacar sua marca. Nesse sentido, a utilização de ferramentas de análise de dados e da inteligência artificial podem ser muito úteis para mapear quais produtos e promoções atraem mais atenção do público, além do timing ideal para lançá-los.

Uma pesquisa realizada pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e divulgada no portal E-commerce Brasil aponta o investimento em uma comunicação personalizada como um caminho para melhorar a experiência de compra e a satisfação dos consumidores. Como fazer isso? Acompanhando o comportamento dos consumidores no mercado de modo geral mas também fazendo um levantamento do seu próprio público-alvo.

Softwares de gestão como o Conexão Itaú podem ser uma solução ideal para esta demanda, pois ajudam a coletar informações importantes sobre os consumidores, seu histórico na loja e taxa de retorno. Dependendo da tecnologia oferecida, eles podem ainda mapear a concorrência, checar os principais termos de pesquisa na internet relacionados a produtos e serviços e oferecer diversos dados para que seja possível oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para os clientes.

Este caminho, aliás, é uma tendência global, apontado na maior feira de varejo do mundo, a NRF 2024, como um estratégia-chave para o setor diante de um novo perfil de consumidores, mais conscientes e exigentes de produtos e experiências que geram mais conexão. O evento, que aconteceu em janeiro em Nova York, destacou que a personalização permite que as empresas ofereçam soluções mais intuitivas e adaptadas, criando experiências de compra com mais potencial para encantar e fidelizar esse público.

Hábitos de consumo ajudam a mapear tendências para 2024

A pesquisa do Instituto Opinion Box mapeou algumas outras tendências de consumo do público brasileiro para o Dia das Mães 2024 que ajudam a orientar lideranças sobre estratégias de vendas e áreas que devem receber atenção no planejamento para este feriado.

Uma delas é a continuidade da preferência pelo e-commerce: entre os entrevistados pela instituição, 42% das pessoas afirmaram que preferem procurar ofertas online, enquanto 33% ainda valorizam a experiência em lojas físicas. Além disso, cerca de um terço começa a procurar presentes com um mês de antecedência, destacando a importância de os negócios planejarem suas campanhas de marketing para alcançar esses consumidores em tempo hábil.

Outros dados trazidos pelo estudo é que a maioria dos consumidores estima que irá gastar entre R$50 e R$200 com presentes para o Dia das Mães. O cartão de crédito foi o método de pagamento mais citado como preferido pelos entrevistados e entrevistadas, seguido pelo Pix. Entre os itens de consumo, acessórios e vestuários lideram as escolhas de presentes, seguidos por eletrônicos e itens de decoração.

Entre os motivos que fazem os consumidores desistirem de compras, a pesquisa aponta as avaliações negativas das empresas, altas taxas de frete e falta de confiança na loja. Por isso, manter uma boa reputação da sua marca online tem se mostrado fundamental para melhorar a conversão e satisfazer os clientes.

Promovendo uma melhor experiência aos consumidores no ambiente digital

A gestão de reputação da sua marca no ambiente digital é o que irá traçar a forma de mitigar os impactos dessas avaliações negativas que são a principal barreira para convergir uma visita ao seu site em uma compra. Isso inclui algumas ações como:

  • Monitorar ativamente as plataformas de revisão, respondendo prontamente os feedbacks positivos e negativos. Isso tem o potencial de incentivar os clientes satisfeitos a compartilhar suas experiências positivas online.
  • Garantir que seu site seja confiável e seguro, utilizando certificados de segurança atualizados e tendo uma política de privacidade transparente e de fácil acesso.
  • Exibir de forma clara todas as informações de custos e opções de pagamento disponíveis, incluindo taxas adicionais, frete e impostos, além das condições para parcelamento. Isso é fundamental para garantir a transparência e cumprir com as exigências legais e éticas, além de promover um aumento da confiança dos consumidores.
  • Assegurar que seu site está tecnicamente preparado para lidar com maior fluxo de usuários simultâneos, investindo na infraestrutura de hospedagem robusta.
  • Promover melhorias técnicas necessárias para que os visitantes do comércio online tenham uma boa experiência, otimizando o tempo de carregamento das páginas e garantindo, por exemplo, que o processo de checkout seja simples e transparente.
  • Utilizar ferramentas de análise de desempenho para identificar e corrigir potenciais gargalos antes que eles impactem negativamente a experiência do usuário.

Omnichannel: estratégia é aposta para o comércio este ano

A tendência do omnichannel continua a ser uma grande aposta para varejo, especialmente em datas comemorativas, já que esta abordagem permite uma experiência de compra fluida, independentemente do canal escolhido pelo cliente. Com dados que apontam que as vendas e, principalmente, a busca por produtos no ambiente online permanecem em alta sobre o comércio físico no Dia das Mães de 2024, o investimento em tecnologias que permitam a integração entre os dois meios tem tudo para ser um acerto.

Um sistema omnichannel, ou seja, que integra estes múltiplos canais de venda, formando uma rede que opera de forma sincronizada, atende ao novo perfil de consumidores e consumidoras, impactando diretamente na experiência de compra.

Além disso, essa estratégia facilita a integração de dados, facilitando a tomada de decisões mais estratégicas. Uma outra vantagem é que, ao contrário do que pode parecer, sua implementação não depende necessariamente da adoção de tecnologias de ponta: um relatório do Sebrae divulgado em 2023 mostra que uma mudança na cultura e nos processos das empresas, além da utilização de ferramentas acessíveis, já são suficientes para a criação de um ambiente omnichannel.

Mesmo que não tenha uma estrutura mais completa de integração implementada em sua empresa, é possível promover ações mais simples que podem impactar seu público - e o melhor: a tempo deste Dia das Mães. Algumas dicas são:


  • Busque promover em uma experiência de compra online que seja refletida na loja física e vice-versa;
  • Integre inventários e estoques para uma gestão unificada de seus canais de venda;
  • Implemente uma estratégia de comunicação única e consistente em todos os canais;
  • Ofereça, dentro de sua estrutura, soluções para que clientes possam comprar por um meio e receber seus produtos por outro (por exemplo: comprar por meio do site ou das redes e ir pegar sua compra na loja física, evitando a necessidade do uso de frete);
  • Utilize ferramentas de integração de sistemas, como o Conexão Itaú, para unificar e facilitar o gerenciamento tanto das vendas quanto dos serviços pós-venda em seus canais.

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