Dia do cliente: como turbinar as vendas
Por Itaú Empresas
Se você trabalha com vendas e quer preparar algo especial para se aproximar do público, anote na agenda a data:15 de setembro. É quando homenageamos o consumidor com o Dia do Cliente.
Quem teve essa ideia foi João Carlos Rego, em 2003, ao notar que o mês de setembro apresentava uma queda no número de vendas. Com isso, criou uma estratégia para incentivar o cliente a comprar mais nesse período e, principalmente, sentir-se valorizado em um negócio.
E não é que deu certo? As empresas All iN e Social Miner montaram umrelatóriosobre as vendas no Dia do Cliente e perceberam que, só nos e-commerces, o faturamento aumentou cerca de 46%, no ano de 2021.
Sendo assim, nada melhor que saber o que fazer para se destacar nessa data. A seguir, fique por dentro de 6 dicas de como aproveitar o Dia do Cliente para alavancar as vendas do seu negócio!
1. Planeje algo especial para os clientes
O primeiro passo é se preparar para oferecer uma oferta especial para o público. Afinal, o objetivo é fazer com que os clientes se sintam valorizados e percebam que o seu negócio se importa com eles.
Só que também não tem como criar ofertas sem ter um bom planejamento financeiro. Caso contrário, o seu negócio poderia sofrer prejuízos e, no final das contas, a ação não traria um resultado expressivo.
Por isso, prepare-se com alguns meses de antecedência para lançar uma estratégia de atração dos clientes que seja compatível com o que o seu negócio consegue sustentar.
2. Considere descontos progressivos
O orçamento está apertado e não tem como oferecer 50% de desconto em todas as mercadorias? Então, experimente vender pela metade do preço apenas o segundo produto, na compra de dois itens iguais, por exemplo.
Anúncios como “Leve 3 e pague 2” são bem-vistos pelo público, pois oferecem ao cliente a vantagem de comprar mais e pagar menos. Para uma empresa, é possível aumentar as vendas ainda assim, além de garantir um bom faturamento, quando o preço aplicado nos produtos consegue cobrir essas ações promocionais.
É por isso que, durante o planejamento das estratégias para o Dia do Cliente, vale a pena levar em consideração a possibilidade de oferecer descontos progressivos nas compras de mais produtos.
3. Aposte no frete grátis
Quer mais uma opção de surpresa para convidar mais clientes para o seu negócio? Para quem trabalha com vendas on-line, é uma boa ideia contar com a ajuda do frete grátis por todo o Brasil ou para apenas algumas regiões. Você também pode definir um valor mínimo do pedido para oferecer descontos na entrega.
Lembre-se de que muitos clientes deixam de levar um produto que gostariam muito justamente por conta do preço cobrado pela entrega. No entanto, esse comportamento pode mudar ao verem divulgações como “Frete grátis no Dia do Cliente”.
Sendo assim, além de oferecer essediferencial competitivopara o seu negócio, faça questão de divulgá-lo com antecedência. Com isso, os clientes podem se preparar para gastar mais na data comemorativa e aumentar o faturamento do mês de setembro.
4. Ofereça brindes
Outra ação muito bem-vinda para o Dia do Cliente é a oferta de brindes. Um cupom de desconto, uma pequena amostra dos produtos, um mimo: tudo isso vale quando o assunto é impressionar e cativar o público.
Muitas vezes, a estratégia de brinde pode sair mais em conta para alguns negócios. Além disso, podem ser utilizadas para apresentar os produtos que você vende ao cliente e garantir que ele retorne no futuro.
Ou seja, uma tática utilizada para turbinar as vendas do Dia do Cliente pode trazer outros resultados positivos, como a fidelização do consumidor e uma melhor reputação da marca — afinal, você mostra que se importa com o público o suficiente para oferecer um mimo.
5. Faça um sorteio
Agora, quando o objetivo é movimentar o público e chamar atenção para a sua marca, vale a pena criar um sorteio. Diversos canais podem ser utilizados para montar essa ação, como as redes sociais, o site do negócio ou a própria loja física, se houver — embora apostar no meio digital aumente o alcance da promoção e ajude no processo dedigitalização da empresa.
Como prêmio do sorteio, é possível oferecer algum produto ou serviço que tenha a ver com a proposta da sua marca, sejam aqueles que você comercializa ou não. Inclusive, essa pode ser uma chance de fazer parcerias com empresas que compartilham valores deinclusão e diversidadee mostrar que o seu negócio está comprometido com a responsabilidade social.
Para associar o sorteio com o aumento das vendas, é mais fácil ainda! Por exemplo, você pode definir um valor mínimo de compras na sua loja para ganhar um número para concorrer aos prêmios.
6. Personalize a loja para a data
Já ouviu falar naJornada do Herói? Basicamente, trata-se de contar uma história que impressione os clientes. Assim, ao conseguir a atenção do público, é possível apresentar seus produtos e serviços, divulgar sua marca e se aproximar dos consumidores.
Então, por que não começar a fazer conteúdos temáticos para o Dia do Cliente? Personalizar a sua loja, física ou virtual, com elementos que façam referência a essa data é uma ideia.
Além disso, você pode usar as redes sociais para explicar como surgiu o Dia do Cliente e por que ele é comemorado até hoje. Assim, além de atrair os consumidores, você consegue educá-los e informá-los.
Curtiu a ideia? Agora, o próximo passo é caprichar noplano de negóciose definir as estratégias que você vai usar para trazer o seu público para mais perto. No final, não se esqueça de ver os resultados obtidos para saber quais ideias deram certo para repetir nos próximos anos, ok?
Aproveite a visita e continue por dentro de novidades que vão ajudar você a turbinar as vendas do seu negócio. Acessenossas trilhase cadastre-se!