Empréstimo empresarial: entenda como funciona

Entenda quando o empréstimo empresarial pode ser uma solução para gerar capital de giro ou expandir sua empresa. Descubra como simular e as condições para contratar o serviço.

mulher usando celular
Foto do Autor

Itaú Empresas

• 5min minutos de leitura

Procurar um crédito empresarial pode parecer uma jornada cheia de incertezas. Quando se se fala em empréstimo, então, as dúvidas entre pessoas que comandam um negócio podem ser ainda maiores. “É muito difícil conseguir”, “os juros são muito altos”, “não vale a pena”: esses são alguns mitos que rondam essa modalidade de crédito.

Com informação, você verá que o empréstimo empresarial pode ser mais simples do que imagina e, se for a solução ideal para sua empresa, pode te ajudar a equilibrar as finanças e prosperar no mercado.

O que é um empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial é uma das modalidades de crédito disponíveis para atender as necessidades financeiras das empresas. Com opções customizadas, que se adaptam às necessidades de cada contratante, ele geralmente se apresenta como uma solução acessível e viável, oferecendo condições favoráveis para a quitação.


Ele funciona como uma espécie de acordo entre a empresa, por meio da pessoa responsável por sua gestão, e a instituição financeira provedora do crédito. Com o acordo firmado em condições que atendam a ambas as partes, é gerado um financiamento para a empresa, que se compromete a pagar no prazo estabelecido, com os juros acordados.

Quais as vantagens do empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial oferece várias vantagens, incluindo: • Acesso rápido ao crédito: Dependendo da instituição financeira, os recursos podem ser liberados até mesmo instantaneamente após a contratação ser efetuada. • Flexibilidade: com diferentes linhas de crédito disponíveis, é possível encontrar uma que se ajuste perfeitamente às necessidades e capacidade de pagamento da empresa.

Quando contratar um empréstimo empresarial?

A necessidade de contratação de um empréstimo empresarial varia muito, mas o importante é que essa decisão deve sempre ser pautada por uma análise criteriosa das necessidades e capacidades da empresa.

Tradicionalmente, esta é uma boa solução em caso de necessidade de recursos com urgência, como, por exemplo, para o pagamento de contas essenciais quando não se tem caixa suficiente. Mas diante das várias modalidades disponíveis hoje, alguns outros momentos ideais para contratação incluem:

  • Expansão de negócios: quando a empresa planeja abrir novas filiais, aumentar sua linha de produção ou investir em marketing.
  • Necessidade de capital de giro: quando o dinheiro irá suprir despesas operacionais diárias, especialmente em períodos de baixa nas vendas ou atrasos de pagamentos por clientes.
  • Investimento em infraestrutura: para a compra de equipamentos, reformas ou atualizações tecnológicas que podem aumentar a eficiência operacional.
  • Reestruturação financeira: para consolidar dívidas ou melhorar a liquidez da empresa em momentos de dificuldades financeiras.

A partir do momento em que a pessoa empreendedora entende que essa é a melhor solução para obter crédito para seu negócio, é chegada uma outra etapa: a busca por um empréstimo que melhor se adeque às suas necessidades, considerando fatores como a finalidade de uso do valor emprestado e o planejamento financeiro e projeções da empresa.

banner azul com os dizeres: No Itaú Empresas você conta com um parceiro na rotina do seu negócio

Empréstimo sem garantia: é possível?

Sim, é possível! Como o empréstimo empresarial é uma modalidade flexível, esta opção está disponível no mercado para quem não deseja ou não pode colocar ativos como garantia, embora possa ter taxas de juros um pouco mais elevadas. Também há soluções especiais para pessoas jurídicas negativadas, possibilitando que elas encontrem um caminho para recuperar e expandir seus negócios.

Quais as modalidades de empréstimo disponíveis?

As modalidades e condições de empréstimo empresarial também podem variar muito, dependendo da instituição financeira. Entendê-las é fundamental para escolher a que melhor se alinha às necessidades e objetivos do seu negócio.

Aqui no Itaú Empresas, você pode contar com diversas opções para obter crédito de forma simples e segura:


- Capital de Giro: Uma solução flexível que permite à sua empresa receber o dinheiro imediatamente e pagar em parcelas iguais. O capital de giro se destaca por sua adaptabilidade às necessidades financeiras do seu negócio, permitindo um planejamento financeiro mais eficiente.


- Sob Medida: Esta modalidade permite a organização de todos os contratos de empréstimo para uma mesma data de vencimento, facilitando o controle financeiro e o planejamento das finanças empresariais.


- Limite da Conta: O antigo cheque especial foi renovado para ser mais conveniente, oferecendo agora 5 dias sem juros. É uma opção rápida, voltada para necessidades de curto prazo.


- Desconto de Recebíveis: Também ideal para necessidades de curto a médio prazo, o desconto de recebíveis é indicado a negócios que precisam equilibrar o fluxo de caixa. Essa modalidade permite o recebimento antecipado de valores de duplicatas, boletos ou cheques pré-datados, oferecendo uma alternativa para cobrir despesas inesperadas e manter o capital de giro saudável.


- Adiantamento à Depositante (AD): Voltada especialmente para situações emergenciais, quando não há saldo ou limite suficiente na conta. Após análise, o banco libera instantaneamente um crédito adicional para cobrir pagamentos urgentes.


- Crédito Imediato: Um empréstimo rápido e direto na conta da empresa, projetado para ser pago em uma única parcela. É a escolha ideal para necessidades financeiras imediatas, combinando conveniência e rapidez.


Cada uma dessas modalidades foi criada pensando nas diferentes situações e desafios financeiros que sua empresa pode enfrentar. Mas, assim como estas, há mais soluções de crédito disponíveis para sua necessidade específica. Avalie as opções, considere o que faz sentido para o seu negócio e, se necessário, consulte uma pessoa especialista para tomar a decisão mais informada.


Vale a indicação: Precisando de crédito para aliviar o fluxo de caixa?Conheça uma das melhores linhas de crédito para empresas e fortaleça o seu negócio. Faça uma simulação doPronampe 2024.

O que é preciso para contratar um empréstimo?

Para chegar ao entendimento de que esta modalidade de crédito é a que melhor se encaixa nas suas necessidades e antes de decidir qual modelo é o mais apropriado, é recomendável contar com o suporte direto da sua instituição financeira de confiança e seguir os seguintes passos:


  1. Avalie suas necessidades: Determine claramente o motivo do empréstimo e a quantidade de dinheiro que você precisa. Tenha um plano claro de como os recursos serão utilizados e como isso contribuirá para o crescimento ou estabilização da empresa.
  2. Faça uma pesquisa de mercado: Compare as diferentes linhas de crédito disponíveis para empresas, considerando fatores como taxas de juros, prazos de pagamento e requisitos de elegibilidade, além, mais uma vez, do seu objetivo final com o dinheiro.
  3. Junte documentação e dados: Reúna todos os documentos importantes da empresa e sócios, além do plano de negócios, balanços financeiros e projeções de fluxo de caixa.
  4. Chegou a hora da contratação: Com o apoio da instituição financeira, negocie a melhor opção de empréstimo para suas necessidades e recursos. Mas, antes de fechar qualquer contrato, certifique-se de compreender todas as taxas, juros e condições de pagamento.

Como funciona o empréstimo empresarial Itaú?

Contratar um empréstimo empresarial Itaú é um processo simples e pode ser realizado com o auxílio da pessoa responsável por gerenciar sua conta PJ ou diretamente pelo site ou aplicativo.


Na nossa plataforma é possível simular as condições do empréstimo, entender as taxas aplicáveis e os prazos de pagamento. Isso permite que você faça escolhas informadas, que se alinhem com os objetivos e capacidades financeiras do seu negócio.


A importância do planejamento financeiro

Mesmo com todas as possibilidades de crédito disponíveis, uma coisa é certa: um planejamento financeiro eficiente é essencial para administrar tanto a quitação de empréstimos quanto os outros gastos que continuarão surgindo.

Além disso, como vimos, demonstrar para as instituições financeiras que você tem um bom controle sobre as contas do seu negócio facilita o processo de obtenção de crédito.Com uma abordagem cuidadosa e planejamento adequado, você pode ir longe contando com os benefícios desse serviço.