Como focar a atividade principal do seu negócio sem prejudicar as operações?

Por Itaú Empresas

10 minutos de leitura
Mulher falando ao telefone em frente ao computador e um notebook
Mulher falando ao telefone em frente ao computador e um notebook

O termo em inglês “core business” significa algo como “coração do negócio”. Ou seja, é a atividade central realizada na empresa. Acontece que, além desse foco, uma empresa conta com diversas outras atividades operacionais assim, os empreendedores têm múltiplas tarefas para se ocupar.

Com o excesso de responsabilidades, a atividade principal do negócio se torna apenas mais uma das preocupações do empresário, quando deveria ser o centro das atenções. Focar o core business pode ser o ingrediente decisivo para que o seu negócio conquiste diferenciais competitivos e evolua cada vez mais.

Para ajudar você a entender o que é o core business, por que é importante se dedicar a ele e como focar a atividade principal sem perder a mão das outras responsabilidades, preparamos este texto. Continue a leitura e confira!

Afinal, qual é o core business do seu negócio?

Em primeiro lugar, vamos analisar o que é o core business. Trata-se da atividade-fim de uma empresa, aquela que mais traz lucros para o negócio e que você sabe fazer de melhor. Por exemplo, o core business de uma escola de cursos profissionalizantes é a venda de cursos.

Normalmente, trata-se daquela ideia que serviu de base para o seu plano de negócios. Comece se perguntando: “qual é a grande sacada do meu empreendimento?”. Identificar a atividade-fim da sua empresa é um passo fundamental para o crescimento profissional. Isso porque todo o planejamento estratégico deve partir da definição do core business.

A lógica é simples: quanto mais você presta atenção aos resultados da atividade principal e investe em aperfeiçoá-la, maiores serão os lucros. Além disso, você se posicionará melhor na sua área de atuação. Por consequência, você poderá investir ainda mais na empresa.

Qual é a importância de focar na atividade principal?

Voltando ao exemplo de uma escola de cursos profissionalizantes, além da atividade principal, existem muitas outras atividades. Por exemplo, o pagamento de contas, a limpeza do estabelecimento, os registros contábeis, e por aí vai. Tudo isso é muito importante para o funcionamento da empresa, mas são responsabilidades mais operacionais.

A atividade principal (ou o core business) é aquela em que o empreendedor é especialista, por isso, ele deve se dedicar a ela. Quando há muitos outros afazeres, essa dedicação se torna mais desafiadora. Por outro lado, se as atividades operacionais exigem menos empenho, o empresário consegue dar o seu melhor no aperfeiçoamento do core business. Assim, ele pode:

● fazer análises de mercado para coletar informações;

● identificar oportunidades;

● estudar os recursos que devem ser aplicados;

● pensar em novas ações que podem contribuir com o sucesso da empresa;

● ficar de olho em tendências interessantes na sua área de atuação

● corrigir pontos de fragilidade etc.

Como otimizar os processos operacionais para focar no core business?

Agora que você sabe por que é importante focar o core business, pode estar se perguntando: “como eu posso otimizar as outras atividades sem descuidar delas?”. Aqui, é essencial entender que focar o core business não significa parar de prestar atenção nas operações, mas sim contar com pessoas e ferramentas para cuidar delas, enquanto você supervisiona tudo. Veja só como fazer isso na prática!

Deixe algumas tarefas a cargo de outras pessoas

O primeiro passo é contar com profissionais de confiança e bem treinados para realizar essas atividades. Além disso, muitos processos podem ser terceirizados, como segurança, serviços de informática e contabilidade. A grande vantagem é que, dessa forma, você conta com especialistas por área: cada um fica responsável daquilo que faz melhor.

Conte com a tecnologia

Muitas operações podem ser automatizadas com o auxílio de softwares, aplicativos e outros recursos. Por exemplo, tarefas fiscais, financeiras e de atendimento ao cliente podem ser muito otimizadas com o bom uso da tecnologia.

Além de aliviar o peso de atividades extras que desviam a atenção do core business, a automatização de processos tem como uma de suas grandes vantagens a redução de erros humanos e o melhor aproveitamento do tempo. Esses são dois aspectos que fazem toda a diferença na vida do empreendedor, concorda?

A digitalização da empresa também é bem-vinda para deixar a sua empresa mais competitiva. Afinal, o comportamento do consumidor é diferente na era digital, o que exige a atualização das empresas para que tenham sucesso, desde a captação de novos clientes até a finalização de um atendimento.

Abra uma conta Pessoa Jurídica para otimizar o financeiro

Uma dica valiosa para quem está dando os primeiros passos na profissionalização da empresa é abrir uma conta bancária de Pessoa Jurídica (PJ). Assim, você concentra todas as movimentações financeiras em um único lugar e pode organizar melhor as entradas e as saídas de dinheiro do seu negócio.

Isso sem contar que as contas PJ são feitas justamente para descomplicar a vida dos empreendedores. Assim, em vez de ter que lidar com papelada e diversos canais, você pode resolver todas as questões financeiras diretamente pelo aplicativo e conseguir cartões com condições especiais para empresas.

Organize sua rotina de supervisão

Por fim, lembre-se do que dissemos: o proprietário da empresa deve se dedicar à atividade principal para que o negócio cresça. Porém, todas as outras atividades também são fundamentais para manter a máquina funcionando. Por isso, não podem ser abandonadas.

Assim, além de contar com as pessoas e as ferramentas certas, você deve estabelecer meios de supervisionar a parte operacional. Você pode, por exemplo, separar um dia da semana para conferir de perto como anda cada atividade secundária, analisar relatórios de desempenho e investir na capacitação de quem trabalha com você. Assim, todos os profissionais são especialistas em suas tarefas.

Como você viu, focar no core business é um passo importante no processo de profissionalização e crescimento do seu negócio. Por esse motivo, não deixe de seguir as nossas dicas para otimizar as tarefas operacionais sem que elas tenham o desempenho prejudicado. Dessa forma, você consegue dar a atenção necessária à atividade principal da sua empresa.

E para mais dicas como essa, convidamos você a entender como se aliar a outros empreendedores para crescer cada vez mais!