Jornada do herói: como inspirar e se aliar a outros empreendedores?

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 7 minutos de leitura

Pessoa escalando uma montanha com um por do sol de fundo e uma sombra representando a força
Pessoa escalando uma montanha com um por do sol de fundo e uma sombra representando a força

O que enredos de filmes e empreendedorismo têm em comum? A luta para vencer. Em ambos vemos na história do protagonista os imensos desafios antes de conquistar o que busca no final. A pessoa que se supera, que corre atrás de seus sonhos, que enfrenta os sustos e cria soluções não é apenas um protagonista, passa a ser um herói. Por isso a chamada jornada do herói!


A vida no empreendedorismo tem muita relação com esses pontos. Protagonistas e empreendedores precisam ser fortes e lutar. Enquanto uns lidam com monstros e dragões, outros têm dificuldades financeiras, concorrências importantes e prazos para pagar impostos. Os primeiros podem usar uma espada. Os segundos, a resiliência, a inteligência, a persistência e a coragem.


Além disso, os dois precisam da ajuda de aliados, que são fundamentais durante a jornada, fazendo com que os obstáculos sejam superados mais facilmente.


No texto, explicamos o que é a jornada do herói para você entender como usá-la na trajetória da sua empresa, seja ela grande ou pequena. Acompanhe!


O que é a jornada do herói?

A jornada do herói é um conceito criado em 1949 por um antropólogo chamado Joseph Campbell. Ele analisou algumas narrativas e percebeu que o que mais atraía as pessoas e gerava identificação eram histórias que mantinham uma mesma estrutura.


A princípio, ele a dividiu em três partes importantes:


• início: o protagonista tem uma rotina normal, até ser chamado a um desafio. No começo, ele resiste e não quer enfrentá-lo. Um bom exemplo nesse sentido pode ser o risco de deixar para trás o conforto de um emprego estável para seguir o coração empreendedor;

• descida: aqui o protagonista vai escolher o enfrentamento, passar por dificuldades e fracassar em alguns momentos. No caminho, aprende formas diferentes de se superar e consegue aliados. São eles, inclusive, que dão aquela força para que continue na jornada. Amigos, família e colegas empreendedores são exemplos de aliados especiais;

• retorno: é preciso enfrentar um grande monstro. Existe dificuldade, mas ele vence a luta e comemora a vitória. Essa comemoração dá aquela força para lidar com novos desafios.


Na prática: qual a relação da jornada do herói a do empreendedor?

Na jornada do herói empreendedor, o personagem também se mostra resistente, pois existem medos e dificuldades reais que ele enfrenta todos os dias. Ficar no lugar de conforto, sem inovar ou sem buscar se adaptar às mudanças pode ser arriscado. Ainda mais em tempos de tantas transformações como agora!


Existem inimigos a serem derrotados (e aqui não falamos de pessoas, mas sim de dificuldades e medos), no entanto, a perseverança e os aliados podem transformar as caminhadas mais fáceis e em rumo às conquistas. Aliás, quem são os seus principais aliados? Vamos deixar essa pergunta no ar, por enquanto.


Ao analisar a jornada do herói, vamos perceber que passar por tempestades é uma coisa que acontece com quase todo mundo (talvez todo mundo mesmo!). Isso gera identificação: você se inspira na força do protagonista para se sentir um campeão também.


Além disso, a história do empreendedor pode servir de motivação para outros que estão no começo da trajetória. Então, usar a jornada do herói é uma forma de entender que sua própria rotina e desafios da empresa são parte da construção de uma história de sucesso também. Lembrar disso a cada movimento é um estímulo.


Como transformar a jornada do herói em parte da cultura da empresa?

Numa empresa grande ou pequena, pensar na jornada do herói pode contribuir muito com a mentalidade de quem trabalha com você e criar uma cultura forte. Como? Te contamos aqui!


Não fugir do chamado

O chamado é aquilo que nos faz acordar, que nos faz movimentar! É também o que nos tira da zona de conforto como pessoas, empresários e empresas. Algumas vezes, será necessário desistir de uma ideia por outra mais adequada, aceitar que precisa mudar algumas rotas e tomar decisões estratégicas para o negócio.


O chamado gera frio na barriga — e algumas pessoas e empresas escolhem permanecer no lugar seguro para fugir dessa sensação. No entanto, pense a longo prazo e se pergunte se isso é o que realmente faria bem para você e sua empresa. Aceitar essa convocação dá calafrios, mas pode ser a melhor decisão.


Encontrar um mentor

Em Star Wars, os Jedis contam com a experiência e a sabedoria do Mestre Yoda. Em Matrix, Neo conta com a Oráculo. As Tartarugas Ninjas têm o Mestre Splinter. No Rei Leão, Simba tem Rafiki.


Sendo assim, o mentor é uma pessoa com grande conhecimento e que contribui, de alguma forma, para a tomada de decisão. Pode ser: compartilhando ensinamentos, informações importantes, ou até mesmo emprestando algum artifício (como um livro).


De qualquer forma, ele faz com que o protagonista se sinta mais confiante em seguir viagem ou tomar uma decisão.


Na vida de empreendedor, esse mentor pode estar representado de várias formas. Pode ser aquele curso online que proporciona conhecimentos ricos. Ou, quem sabe, aquele colega que já empreende há muitos anos. O importante é: encontrar alguém com mais experiência e sabedoria, e essa pessoa estar disposta a orientar.


Preparar-se para desafios

Qual a graça de assistir a um filme em que todos os personagens têm vidas perfeitas? Isso é muito distante da realidade, soa monótono e não agradaria ao público, concorda?


A preparação está no início da jornada do herói. Na vida de empreendedorismo, é preciso ter em mente que desafios e dificuldades sempre existirão. Contudo, encontrando a própria força, é possível superar tais obstáculos.


Uma forma de fazer isso é se antecipar às dificuldades, por exemplo: realizando análise de mercado, fazendo um curso, planejando as finanças, lendo livros. Também é importante ficar de olho nos passos dos concorrentes.


Manter aliados por perto, inclusive nos momentos difíceis

Se os aliados são fundamentais para o sucesso do protagonista, eles também são indispensáveis aos empreendedores. Você precisa manter por perto pessoas dispostas a estender a mão e a ajudar nos momentos difíceis.


Os aliados mostram perspectivas diferentes, contam como superaram problemas semelhantes, ensinam habilidades e truques, compartilham experiências e trazem as respostas das quais você precisa.


Ter um grupo de networking (contatos profissionais) com outros empresários, por exemplo, permite essa ajuda, pois podem se tornar aliados uns dos outros. Ainda que não atuem dentro da empresa, são apoios importantes para acompanhar a viagem.


Abertura à transformação

A transformação faz parte da jornada do herói, representando o fechamento de um ciclo e o início de outro. Ela é responsável por fortalecer o empreendedor.


Requer humildade para aceitar que é preciso rever ideias e mudar opiniões. Não é um momento fácil, no entanto é necessário para as conquistas que virão. Pode representar uma provação: como precisar enfrentar um grande fracasso, mas depois sair dele ainda mais fortalecido.


É preciso ter a mente aberta para aprender com os próprios erros, além de disposição para buscar o contínuo crescimento


Aproveitar as recompensas

Aproveitar as recompensas representa o fim da jornada. Sentir o gosto de cada vitória dá motivação para enfrentar quantas viagens forem necessárias. Por isso, permita-se aproveitar, comemorando cada conquista.


Caso tenha outros funcionários atuando ao lado, é sempre importante se lembrar de dar o devido reconhecimento a cada um, incentivando para que também continuem batalhando dentro de suas próprias jornadas.


A jornada do herói não é sobre sucesso a curto prazo. É sobre ser persistente e saber que, antes de vencer, haverá quedas, mas será necessário aprender a se levantar.


A jornada do herói é sobre inspiração. É compreender que uma história de sucesso não se faz só de protagonista, e que conquistar aliados é fundamental. As redes sociais e os grupos de empreendedores e empreendedoras são ótimos começos para você encontrar ajudantes especiais.


Gostou de ver como a jornada do herói é parecida com a sua vida empreendedora? Então compartilhe o texto com seus aliados! Queremos ver você vencer nessa jornada!