Faça uma definição de KPIs estratégica para o seu negócio

Por Itaú Empresas

10 minutos de leitura
mulher segurando um tablet com um grafico feliz

Qualquer relatório de site ou redes sociais, hoje em dia, traz uma série de números que descrevem o comportamento do público nos canais da sua empresa. Com esse excesso de informação, é fácil ficar com a ideia de que você precisa impulsionar todas elas de uma só vez para ter sucesso na sua estratégia comercial.

Mas o efetivo mesmo é elencar algumas métricas para tornarem-se o sinalizador principal de sucesso das suas iniciativas de marketing e vendas, e para fazer isso você precisa entender o que são KPIs e como utilizá-los para o benefício da sua marca.

Neste artigo, você vai aprender o que são esses indicadores, quais são os principais e como defini-los para a sua empresa. Esperamos que a partir desta leitura você consiga aperfeiçoar o seuBusiness Planainda mais, e por meio dos KPIs conquiste a segurança de estar trilhando o caminho certo para a sua marca. Boa leitura!

O que são KPIs?

A sigla em inglês significa, em tradução livre, “Indicadores-Chave de Performance” (Key Performance Indicators) e, como o nome já diz, representa os dados que são considerados mais relevantes para simbolizar o sucesso do seu esforço de marketing e/ou vendas.

Para ilustrar, pense que você é o dono de ummercado de bairroque tem muitos artigos de limpeza parados no estoque. Nesse cenário, você tem uma ideia: fazer uma campanha dentro da sua loja destacando os produtos de limpeza logo na entrada, falando sobre os benefícios e vantagens de cada um. Para medir o sucesso da sua campanha, qual o principal número que você avaliaria?

Se respondeu algo como “número de produtos de limpeza vendidos”, já está entendendo o que são KPIs! O detalhe é que você não analisaria essa métrica isolada, mas ao longo do tempo, comparando com o desempenho dos mesmos produtos nas semanas anteriores à campanha. Se o número tiver crescido, a sua estratégia teve sucesso, caso contrário, você precisaria repensá-la para obter mais resultados.

Qual a importância dos KPIs?

Todos os dias, assim como no exemplo do mercado que mencionamos anteriormente, você elabora estratégias para aumentar suas vendas e perseguir o crescimento da marca que comanda.

O benefício principal dos KPIs é que eles permitem a definição clara e objetiva sobre o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado nos seus esforços, ajudando você a antecipar as mudanças no comportamento dos seus clientes e a diminuir os gastos desnecessários em práticas que não trazem benefícios.

Quais são os principais KPIs?

Veja abaixo quais são os KPIs mais utilizados no mercado, e comece a aplicá-los!

Taxa de Conversão

A conversão de um cliente em potencial, ou lead, acontece quando ele executa uma ação que o leva a avançar no seufunil de vendas, chamada de “ação de conversão”. Vale ressaltar que, mesmo que a venda ou assinatura seja a única ação que traz receita efetivamente, é importante identificar também as interações que levam a pessoa para mais perto desse objetivo.

Entendendo essas ações de conversão, você precisa calcular quantas pessoaspoderiamtomar essa ação (quantas estão naquela etapa do funil), e quantasrealizamela de fato (avançam no funil). A taxa de conversão é justamente o KPI que indica, em porcentagem (%), a proporção de pessoas em uma determinada etapa do funil de vendas que executa a ação desejada para avançar nesse funil. A conta fica assim:

Taxa de conversão (%) = (Ações de conversão realizadas em uma etapa do funil/Número total de leads nessa etapa)*100

LTV

Lifetime Value, ou valor no ciclo de vida, indica a quantia de dinheiro que os seus clientes estão dispostos a gastar com a sua empresa, em média, ao longo de toda a relação comercial. O número ajuda você a prever a receita do seu negócio de acordo com quantos contratos foram fechados em um determinado período.

Para calculá-lo, é preciso primeiro identificar em quanto tempo, em média, um cliente para de comprar de você, e qual a receita total gerada com ele durante esse período.

Churn Rate

Traduzido como taxa de perda, o Churn Rate indica a proporção de clientes que a sua empresa perde ao longo de um determinado período. É um KPI muito relacionado ao LTV que acabamos de mencionar, e serve inclusive como o primeiro passo para calculá-lo.

Para ilustrar, podemos pegar o exemplo de uma escola particular: se ela começa o ano com 200 alunos e termina o ano com 150, nós calculamos a diferença do número final com o inicial (50) e dividimos pelo total de contratos fechados no início do período. Veja:

Perda no ano: 200-150 = 50 contratos perdidos.

Churn Rate no ano: 50/200 = 0,25 = 25%.

Índice de lucratividade

Cada serviço ou produto seu demanda custos para que seja concretizado, e retorna um determinado valor para a sua empresa. Analisar esses números é muito importante para identificar quais produtos ou serviços podem trazer mais ganhos se forem oferecidos em maior quantia ao mercado, por exemplo.

A conta é simples: é só dividir o lucro líquido pela receita total adquirida com aquele ativo em específico, e multiplicar o resultado por 100. Veja com um exemplo de uma loja de coxinhas, que obteve R$5.000,00 de lucro em uma semana, na qual obteve R$10.000,00 de receita no total:

Índice de lucratividade (%) = (Lucro Líquido / Receita Total)*100

Índice de lucratividade (%) = (5.000 / 10.000)*100

Índice de lucratividade (%) = 0,5*100 = 50%

Como definir os melhores KPIs para a empresa?

Confira agora como escolher os KPIs ideais para o seu estabelecimento!

Pense na possibilidade de mensuração

Só é possível transformar em dados aquilo que você consegue medir efetivamente. Por isso, antes de definir quais são os KPIs relevantes para seu negócio, avalie quais ações e comportamentos dos seus clientes são possíveis de serem mensurados com precisão e eficácia. Acompanhe-os atentamente durante o período que for necessário para entender se uma estratégia sua teve sucesso ou precisa ser recalculada.

Entenda o indicador

Os KPIs que explicamos aqui no texto podem ser muito úteis para o seu negócio, e cada um se aplica para uma realidade específica. Se você vende produtos, por exemplo, pode ser mais útil usar números como a taxa de conversão e o índice de lucratividade, enquantono campo dos serviçosos principais KPIs são o LTV e a taxa de perda (Churn Rate).

Analise se ele se adapta aos objetivos da empresa

Antes de estabelecer os indicadores-chave do seu negócio, identifique primeiro os obstáculos que você quer superar, ou os objetivos que a sua marca pretende perseguir nos próximos meses. A partir disso, você consegue perceber com mais clareza quais métricas serão realmente relevantes para a sua estratégia, e elas serão os KPIs que você irá observar com atenção ao longo do tempo.

Esperamos que você se beneficie dessa nova compreensão sobre o que são KPIs e como aplicá-los na sua empresa! Se quiser manter-se atualizado sobre esse e outros conhecimentos úteis para o sucesso da sua marca no mercado, não deixe de conferir as trilhas de conteúdo gratuitas do Itaú Meu Negócio. Bastaacessar a área logada aqui!