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5 Desafios para gerenciar uma loja física e virtual ao mesmo tempo

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Itaú Empresas

• 10 minutos de leitura

Mulher em um ateliê de roupa olhando para um computador
Mulher em um ateliê de roupa olhando para um computador

Hoje, muitas empresas trabalham com um modelo híbrido de negócios no varejo, no qual conciliam a loja física e virtual. Muitos segmentos funcionam bem assim, principalmente porque os clientes podem contar com os dois modelos. Um dos mais tradicionais é o de moda, em que parte dos consumidores ainda prefere comprar suas peças nas lojas físicas, enquanto outros gostam da comodidade do online.

Contar com os dois modelos pode ser muito interessante para agradar os dois públicos, mas exige também cuidados para superar os desafios que estão ligados a essas questões. Neste post, veja os 5 principais desafios pelos quais as empresas com esse modelo passam e veja como superá-los. Boa leitura!

Importância de conciliar loja física e virtual

A conciliação da loja física e com a virtual tem uma importância muito grande para a vitalidade do negócio como um todo. Alguns dos motivos são:

● conseguir contornar as dificuldades de gerenciar modelos de duas empresas diferentes ao mesmo tempo, com sinergia e eficiência no dia a dia;

● evitar que o cliente tenha experiências ruins, como a aquisição de um produto que não está mais em estoque, pois está zerado na loja física;

● proporcionar facilidade e flexibilidade nas compras entre os modelos de loja, por exemplo, viabilizar a possibilidade de que o cliente da compra online possa fazer a retirada em loja em poucas horas, caso seja mais cômodo para ele;

● gerar uma experiência do cliente ainda mais eficiente, capaz de encantá-lo e fidelizá-lo ao longo do tempo;

● proporcionar aumento das vendas na internet e, também, na loja física, sem gerar conflitos entre eles.

Os 5 desafios de gerenciar loja física e virtual ao mesmo tempo

Contudo, apesar dos benefícios, é importante saber quais são os 5 desafios para gerenciar uma loja física e virtual ao mesmo tempo. Confira a seguir e analise como superá-los no dia a dia.

1. Manter a gestão de estoque

Um dos maiores desafios é realizar uma gestão de estoque eficiente e que não comprometa nenhum dos dois modelos de negócios. Isso vale, principalmente, quando são vendidos os mesmos produtos nas duas lojas.

Um problema comum ocorrido aqui é a quebra de estoque, quando dois clientes estão procurando por um produto ao mesmo tempo, mas só tem um no estoque. Nesse caso, no momento em que a pessoa do e-commerce fez a aquisição, constava que tinha o produto em estoque, mas ele se esgotou devido à compra da loja física.

Uma solução para isso é ter um controle otimizado, em tempo real, no qual os valores são atualizados no momento em que uma compra é registrada, minimizando o risco desses problemas acontecerem.

2. Garantir o controle de preço

Esse é um dos pontos que pode gerar alguns problemas para seu negócio. É importante manter um bom controle dessas questões, principalmente porque, em alguns casos, podem ocorrer diferenças entre os preços praticados na loja online e virtual.

Contudo, discrepâncias muito grandes podem afastar o cliente da loja física e não deixá-la atrativa. Por isso, uma forma de superar esse desafio é estabelecer uma precificação única e, internamente, separar os custos da loja física e da virtual.

Com isso, a pessoa não criará o hábito de ir ver o produto na loja física, mas deixar para comprar online — e, em alguns casos, esquecer da compra e perder a oportunidade.

3. Definir se os produtos serão compartilhados ou exclusivos

Considere se vale a pena, de fato, ter mix de produtos exclusivos para cada modelo de loja ou, então, se serão compartilhados tanto no online quanto no físico. Essa é uma decisão estratégica da sua empresa e demanda analisar prós e contras sobre cada um dos casos.

Nesse sentido, ter produtos exclusivos da loja física motiva as pessoas a ir até o estabelecimento para conferir e, talvez, a partir do atendimento in loco, aumentar o valor do ticket médio e fidelizar o cliente.

Contudo, em alguns segmentos, isso pode não ser tão efetivo. Por isso, defina se essa é uma estratégia eficiente de acordo com as peculiaridades e demandas da sua empresa.

4. Integração com outras ferramentas

Quando estamos falando de um modelo híbrido, temos a necessidade de trabalhar com relacionamento para dois perfis de público: aqueles que vão mais à loja física e os que preferem as compras online.

Cada um deles, apesar de se confundirem, muitas vezes, têm demandas diferentes. Por isso, é importante que uma gestão focada nesse modelo possa ser integrada com ferramentas de gerenciamento com relacionamento com o cliente (CRM), entre outras ferramentas fundamentais para a gestão no dia a dia.

5. Escolher as ferramentas adequadas

Para superar boa parte dessas questões, uma ótima saída é, justamente, contar com tecnologias especializadas para gestão de lojas que trabalhem no modo híbrido. Contudo, a própria escolha pode ser um verdadeiro desafio.

Para isso, identificar algumas questões podem ajudar a fazer as escolhas adequadas, por exemplo:

● se há o suporte adequado para resolver questões e pendências que possam surgir no dia a dia;

● se a solução é focada, de fato, para o controle de empresas em formatos híbridos;

● se há possibilidade de customização da solução para as demandas do seu negócio;

● se a empresa possui boa reputação no mercado.

A importância de contar com a tecnologia

Como vimos, as tecnologias são fundamentais para proporcionar uma melhor gestão. Afinal, é como se você tivesse duas empresas diferentes para gerenciar. Mas, ao mesmo tempo, elas precisam atuar de forma sinérgica, pois uma não pode atropelar o outra.

As tecnologias ajudam a ter essa gestão alinhada, otimizada e com menor risco de falhas, principalmente aquelas que ocorrem por controles humanos.

A partir delas, é possível tanto ver as questões que diferem entre elas, por exemplo, controlar a folha de pagamento e comissões dos vendedores das lojas físicas, a logística de entrega, entre outros, quanto questões que precisam estar alinhadas, como emissão de notas fiscais, controle de estoque, gestão de fluxo de caixa etc.

Se você trabalha com loja física e virtual, certamente, esbarra em muitos desafios em sua rotina. Esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar as melhores estratégias para superá-los e conseguir o sucesso e crescimento esperado.

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