Marketing digital para empreendedores: o que é e dicas práticas!
Por Itaú Empresas
O marketing digital para empreendedores é quase uma necessidade nos dias atuais. Hoje, praticamente todos estão nas redes e a empresa que não se faz presente acaba deixando muito dinheiro na mesa.
Então, para mostrar como isso pode ser feito da melhor maneira, este artigo abordará os principais pontos de como fazer marketing digital e investir seu dinheiro da forma adequada. Leia e aproveite todas as informações.
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O que é e como funciona o marketing digital?
O marketing digital é uma excelente maneira de atrair potenciais clientes para qualquer tipo de negócio. Por meio de estratégias digitais, é possível chamar a atenção de um consumidor e até mesmo responder a uma dúvida no Google ou no YouTube, por exemplo.
Esse tipo de estratégia tem a grande vantagem de ser escalável. Isso quer dizer que uma empresa pode alcançar um público muito grande por um custo bem menor que a publicidade tradicional.
Como mencionado, atualmente, a atenção está concentrada nas redes e praticamente todo mundo está na internet. Essas são duas ótimas razões para marcar presença nesse meio, tanto que hoje já se fala que quem não está na internet não está em lugar nenhum.
Logo, uma empresa com uma marca forte nos canais digitais certamente é mais reconhecida e lembrada pelo público.
Quais são as melhores estratégias de marketing digital para empreendedores?
Existem muitas formas de atrair consumidores por meio dos canais digitais. A seguir, descrevemos algumas das principais estratégias utilizadas com o auxílio do marketing digital. Acompanhe!
Produção de conteúdo
Produzir conteúdo é um dos grandes pilares das vendas digitais. Isso porque, conforme uma empresa fornece mais conteúdo instrutivo para seus consumidores e potenciais clientes, mais sua marca se torna reconhecida. Além disso, trata-se de uma das melhores maneiras de educar o público.
Basicamente, isso pode ser feito de três maneiras:
- você pode produzir textos para o blog da empresa que atendam ao motor de busca do Google. Assim, sempre que alguém tiver uma dúvida, poderá encontrar sua organização;
- o mesmo raciocínio vale para os vídeos no YouTube, que é a segunda maior ferramenta de busca do planeta;
- você também pode criar conteúdo para o perfil do Instagram de sua empresa. Isso pode ser feito por meio de imagens ou vídeos. Basta contratar profissionais gestão de mídias digitais e fazer as postagens constantemente, pois isso aumenta as chances de conversão na plataforma.
Geração de leads
Concretizar uma venda por meio de canais digitais implica em gerar leads para o negócio. Isso quer dizer que as novas pessoas que entrarem em contato com a marca deverão passar por um processo de qualificação.
Esse processo visa fornecer informações sobre a empresa e seus produtos, de modo que o lead fique mais bem informado. Com a sua educação, ele pode se tornar qualificado e pronto para receber um contato da equipe comercial.
Presença digital
É muito importante manter a presença digital da empresa sempre forte e atuante. Para isso, você deve investir em plataformas como um site próprio e um perfil nas principais redes sociais. Muitas vezes, alguns usuários que estão em uma rede não estão em outra. Existem muitas redes hoje em dia, mas é recomendado manter um perfil pelo menos nas maiores como Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube, pelo menos.
Acompanhar tendências do mercado
As preferências dos consumidores mudam com o tempo, isso não se pode negar. O mercado é dinâmico e a empresa deve fazer esse acompanhamento de forma ativa. A ideia é entender o que os clientes demandam e atendê-los da melhor forma possível, adequando serviços e produtos. Empresas que atingem esse nível de expertise se colocam à frente da concorrência.
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Afinal, como aplicar no meu negócio?
A seguir, veja como aplicar algumas excelentes ferramentas do marketing digital no seu negócio.
Tenha um site com blog
Para conseguir atingir as buscas feitas no Google em relação às principais dúvidas do seu negócio, é muito importante ter um site com um blog ativo. Isso quer dizer que é preciso gerar conteúdo escrito baseado nas principais dúvidas dos clientes. Para tanto, é possível consultar ferramentas como Semrush ou sites como o Answer The Public.
Essas ferramentas indicam quais são os termos mais buscados no Google a partir de uma determinada frase-chave. A partir daí, é preciso produzir artigos que respondem a essas buscas e que estejam otimizados para o motor de busca. Nesse caso, você pode criar internamente na empresa ou contratar uma agência especializada em produção de conteúdo SEO.
Perfil nas redes sociais
Manter um perfil nas redes sociais é imprescindível para reforçar a presença digital. Conforme falado, uma marca forte está presente, pelo menos, nas redes sociais que possuem maior número de usuários. O primeiro passo é fazer uma conta em cada uma dessas redes e, depois, alimentar com conteúdo.
Os vídeos servem tanto para o YouTube quanto para o Instagram. Este último pode ser uma parte de cada conteúdo gerado para o YouTube. É o que se chama de vídeo Nutella. Além disso, as imagens feitas por um profissional de design podem alimentar tanto o Instagram quanto o perfil do Facebook, acompanhados de textos informativos.
E-mail marketing
Outra ótima forma de manter comunicação com os consumidores e potenciais clientes é por meio de uma lista de e-mails. Essa é uma poderosa fonte de informação, pois sempre que a empresa quiser se comunicar com o público, basta escrever um e-mail. Além disso, é possível nutrir o lead com conteúdos para deixá-lo mais pronto para converter. Para tanto, é preciso uma ferramenta de e-mail marketing, como Hubspot ou Mail Chimp.
Anúncios
Por fim, temos a possibilidade de fazer anúncios pagos. As maiores plataformas nesse sentido são o Google e a Meta, antigo Facebook. Acessando a central de anúncios, é possível patrocinar palavras nas buscas do Google ou veicular vídeos e imagens no Instagram, por exemplo. A grande vantagem é o baixo custo: a exibição de um vídeo no YouTube custa algo em torno de R$ 0,03, a depender de vários fatores.
O marketing digital para empreendedores é uma excelente forma de divulgar a empresa. Por meio de estratégias digitais, os potenciais leads podem ser atraídos para consumirem os produtos futuramente. Essa é uma maneira barata de adquirir clientes, pois, novamente, praticamente todo mundo está em alguma rede social e muita gente usa o Google para conseguir informações.
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