Novo Crédito Consignado: Migração dos Consignados antigos para o novo modelo

Por Itaú Empresas
A gestão correta dos contratos realizados é fundamental para evitar pendências e garantir segurança para empresas e colaboradores. Agora em setembro iniciamos o processo de migração automática para o novo Crédito Consignado e com isso sua empresa passará por uma mudança importante: centralização da escrituração e do repasse no eSocial e no FGTS Digital.
A migração dos contratos antigos de crédito consignado para o Novo Crédito Consignado é obrigatória para todos os bancos e obedece a regras do Ministério do Trabalho (Lei 15.179/25 e Portaria 1.418/25). Esse processo deverá ocorrer em até 60 dias contados de 21 de agosto. A migração é feita automaticamente pelo banco, sem necessidade de ação por parte dos clientes.
Confira mais sobre o tema neste conteúdo!
O que muda no novo modelo?
O Novo Crédito Consignado integra o Programa Crédito do Trabalhador e dispensa os convênios diretos entre empresas e instituições financeiras.
A partir da migração, todo o processo de escrituração e repasse será feito exclusivamente pelos sistemas oficiais do governo (eSocial e Dataprev).
O que mudou no contrato do colaborador?
Todos colaboradores com contratos migrados serão avisados nos principais canais de comunicação, além de contarem com FAQ no APP e com suporte nas centrais de atendimento.
Veja algumas informações que podem ajudar nas dúvidas de seus colaboradores:
• Os contatos terão novos números
• Os valores já pagos foram deduzidos do total do empréstimo deste novo contrato.
• No novo contrato o cliente visualizará apenas a quantidade de parcelas e valores restantes, considerando o saldo devedor na data da migração. As parcelas continuam sendo descontadas normalmente do salário.
• Se o cliente tinha um Seguro contratado, ele continua ativo com o pagamento mediante débito em conta. corrente, mantendo as coberturas.
• A mudança é automática e sem custo
• O cliente poderá acompanhar seu contrato migrado no APP
• Novas funcionalidades no app como antecipar parcelas e quitar contato
• Por conta dessa mudança, entre 21/08 e 20/10, não será possível realizar refinanciamento ou portabilidade desses contratos, que estarão em processo de migração. Após este período ele pode verificar as ofertas disponíveis para novas contratações.
Confira as etapas e processos que a sua empresa deve seguir a partir das mudanças
Etapas do novo fluxo operacional
O repasse seguirá duas etapas principais:
- Tombamento: os contratos antigos são migrados automaticamente para o novo sistema.
- Escrituração: a empresa deve registrar mensalmente os valores do consignado no eSocial, até o dia 15 de cada mês.
Repasse: os débitos são incluídos nas guias do FGTS Digital, que precisam ser pagas até o dia 20 para garantir a baixa das parcelas.
Prazos e calendário de migração
Durante a migração, os prazos variam conforme o vencimento das parcelas, sendo separados da seguinte forma:
- Vencimentos de 1 a 20:
- Competência agosto/25 → fluxo atual;
- Competência setembro/25 → escrituração entre 01/10 e 15/10 e pagamento até 20/10.
- Vencimentos de 21 a 31:
- Competência setembro/25 → fluxo atual;
- Competência outubro/25 → escrituração entre 01/10 e 17/11 e pagamento até 20/11.
Após esses prazos, todas as parcelas passam a ser registradas e quitadas apenas pelo novo modelo.
DICAS:
Para escriturar o consignado é necessário preencher alguns campos obrigatórios, dentre eles:
- Desconto no eSocial referente ao Crédito do Trabalhador
- Código da instituição financeira: 341 - Itaú Unibanco
- Número do contrato referente ao empréstimo, que deve conter no mínimo 10 dígitos (atenção para o preenchimento correto)
- Competência: o mês ao qual a parcela se refere (mês anterior ao vencimento da guia)
O apoio do Itaú Empresas
Nós acompanhamos essas mudanças de perto, disponibilizamos e centralizamos materiais de apoio para auxiliar sua empresa na adaptação ao Novo Crédito Consignado. Então, se ficar com dúvidas, não deixe de conferir os materiais abaixo:
- Lâmina explicativa: orientações práticas sobre escrituração e repasse;
- FAQ: respostas para as principais dúvidas da migração;
- Manual Operacional do Empregador: detalhamento dos novos fluxos;
- Calendário oficial Dataprev: prazos para planejamento financeiro.
Conte com o Itaú Empresas para uma transição segura e organizada.
E se precisar de qualquer suporte, fale com a nossa central de atendimento à pessoa jurídica: 4004-4828 (Capitais e regiões metropolitanas) 0800 770 1685 (Demais regiões)
