Novo Crédito Consignado: Migração dos Consignados antigos para o novo modelo

consignado

Por Itaú Empresas

4 minutos de leitura

A gestão correta dos contratos realizados é fundamental para evitar pendências e garantir segurança para empresas e colaboradores. Agora em setembro iniciamos o processo de migração automática para o novo Crédito Consignado e com isso sua empresa passará por uma mudança importante: centralização da escrituração e do repasse no eSocial e no FGTS Digital.

A migração dos contratos antigos de crédito consignado para o Novo Crédito Consignado é obrigatória para todos os bancos e obedece a regras do Ministério do Trabalho (Lei 15.179/25 e Portaria 1.418/25). Esse processo deverá ocorrer em até 60 dias contados de 21 de agosto. A migração é feita automaticamente pelo banco, sem necessidade de ação por parte dos clientes.

Confira mais sobre o tema neste conteúdo!

O que muda no novo modelo?

O Novo Crédito Consignado integra o Programa Crédito do Trabalhador e dispensa os convênios diretos entre empresas e instituições financeiras.

A partir da migração, todo o processo de escrituração e repasse será feito exclusivamente pelos sistemas oficiais do governo (eSocial e Dataprev).

O que mudou no contrato do colaborador?

Todos colaboradores com contratos migrados serão avisados nos principais canais de comunicação, além de contarem com FAQ no APP e com suporte nas centrais de atendimento.

Veja algumas informações que podem ajudar nas dúvidas de seus colaboradores:

• Os contatos terão novos números

• Os valores já pagos foram deduzidos do total do empréstimo deste novo contrato.

• No novo contrato o cliente visualizará apenas a quantidade de parcelas e valores restantes, considerando o saldo devedor na data da migração. As parcelas continuam sendo descontadas normalmente do salário.

• Se o cliente tinha um Seguro contratado, ele continua ativo com o pagamento mediante débito em conta. corrente, mantendo as coberturas.

• A mudança é automática e sem custo

• O cliente poderá acompanhar seu contrato migrado no APP

• Novas funcionalidades no app como antecipar parcelas e quitar contato

• Por conta dessa mudança, entre 21/08 e 20/10, não será possível realizar refinanciamento ou portabilidade desses contratos, que estarão em processo de migração. Após este período ele pode verificar as ofertas disponíveis para novas contratações.

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Confira as etapas e processos que a sua empresa deve seguir a partir das mudanças

Etapas do novo fluxo operacional

O repasse seguirá duas etapas principais:

  1. Tombamento: os contratos antigos são migrados automaticamente para o novo sistema.
  2. Escrituração: a empresa deve registrar mensalmente os valores do consignado no eSocial, até o dia 15 de cada mês.
  3. Repasse: os débitos são incluídos nas guias do FGTS Digital, que precisam ser pagas até o dia 20 para garantir a baixa das parcelas.

Prazos e calendário de migração

Durante a migração, os prazos variam conforme o vencimento das parcelas, sendo separados da seguinte forma:

  • Vencimentos de 1 a 20:
    • Competência agosto/25 → fluxo atual;
    • Competência setembro/25 → escrituração entre 01/10 e 15/10 e pagamento até 20/10.
  • Vencimentos de 21 a 31:
    • Competência setembro/25 → fluxo atual;
    • Competência outubro/25 → escrituração entre 01/10 e 17/11 e pagamento até 20/11.

Após esses prazos, todas as parcelas passam a ser registradas e quitadas apenas pelo novo modelo.

DICAS:

Para escriturar o consignado é necessário preencher alguns campos obrigatórios, dentre eles:

  • Desconto no eSocial referente ao Crédito do Trabalhador
  • Código da instituição financeira: 341 - Itaú Unibanco
  • Número do contrato referente ao empréstimo, que deve conter no mínimo 10 dígitos (atenção para o preenchimento correto)
  • Competência: o mês ao qual a parcela se refere (mês anterior ao vencimento da guia)

O apoio do Itaú Empresas

Nós acompanhamos essas mudanças de perto, disponibilizamos e centralizamos materiais de apoio para auxiliar sua empresa na adaptação ao Novo Crédito Consignado. Então, se ficar com dúvidas, não deixe de conferir os materiais abaixo:

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E se precisar de qualquer suporte, fale com a nossa central de atendimento à pessoa jurídica: 4004-4828 (Capitais e regiões metropolitanas) 0800 770 1685 (Demais regiões)