Relacionamento com fornecedores: como o network pode ajudar sua empresa a crescer?

Por Itaú Empresas

10 minutos de leitura
Mulher sorridente apertando a mão de outra mulher
Mulher sorridente apertando a mão de outra mulher

Já ouviu falar que quem tem um amigo tem um tesouro? Se dissermos que isso também vale para as empresas, você acredita? Afinal, é para isso que serve um bom relacionamento com fornecedores.

Manter uma interação amigável e de parceria com as empresas que fornecem os principais materiais para o seu negócio pode ser mais benéfico do que se imagina. No entanto, essas vantagens só aparecem se forem adotadas boas estratégias para gerenciar esse relacionamento.

Sendo assim, que tal saber como você pode utilizar o network, ou seja, uma boa rede de contatos, a seu favor? É só acompanhar este post e conferir nossas dicas!

Por que ter um bom relacionamento com fornecedores?

Os fornecedores são peça-chave para o sucesso da maioria das operações do seu negócio, e isso não dá para negar, não é? Na teoria, apenas prezar por uma comunicação de qualidade, pagamentos em dia e cumprimento de prazos é o suficiente na relação entre os produtores e a empresa.

A questão é que, na realidade, as coisas não funcionam de maneira tão lógica. Afinal, imprevistos podem ocorrer a qualquer momento e mais vezes do que se espera. Quer um exemplo?

Imagine que houve um problema com a frota de caminhões dos fornecedores e o prazo, que estava previsto para o dia seguinte, teve uma alteração para a próxima semana. No entanto, isso ocorreu justamente no momento em que a sua empresa estava planejando uma promoção que visava a aumentar em até 30% o volume de produtos vendidos naquele período.

Nesse contexto, a entrega em um curto prazo seria essencial para a estratégia de vendas. Desse modo, existem algumas medidas que a sua empresa pode tomar:

• adiar ou suspender a promoção;

• encontrar novos fornecedores em um curto período;

• tentar negociar com os fornecedores atuais.

Suponha que, nesse exemplo, a quantidade de produtos que você havia comercializado cabe em um veículo menor, que o fornecedor tem disponível e que poderia garantir a entrega dentro do prazo original. Entretanto, isso envolve um esforço a mais da empresa produtora e um replanejamento, apenas para o seu negócio.

Nesse caso, é mais provável que um fornecedor ceda e realize essa proposta para os negócios com que tem uma parceria fiel ou para os clientes que, apesar de pontuais no pagamento, não são tão próximos? A primeira opção parece ter mais chances de acontecer, não é?

Com esse exemplo, queremos mostrar como a rede de contato com os fornecedores pode ir além de garantir os serviços contratados. Ao prezar por um bom relacionamento, é possível ter acesso a benefícios que superam as expectativas e que permitem um bom desenvolvimento do seu negócio.

Quais são os benefícios para seu negócio?

Ainda não ficou claro o que você pode ganhar com isso? Então, veja só os benefícios desfrutados por um negócio que dá prioridade a uma forte parceria com seus fornecedores!

Ampliação dos negócios

O network com os fornecedores pode abrir portas para que você alcance o crescimento sustentável que sempre esperou. Afinal, esses mesmos fornecedores podem se tornar parceiros, criando estratégias inovadoras, que beneficiam o desenvolvimento de ambos os negócios.

As empresas fornecedoras podem, até mesmo, enxergar um potencial de sucesso em seu empreendimento e se tornar investidoras. Ou seja, as oportunidades são diversas e surgem a partir de um relacionamento bem cultivado.

Diferencial competitivo

Não importa o segmento em que o seu negócio atua, sempre há uma certa competitividade no mercado com outros empreendimentos. O que faz com que a sua empresa seja a escolhida pelos clientes e pelos fornecedores são os diferenciais apresentados.

A boa notícia é que um relacionamento próximo de empresas parceiras, que apresentam qualidade nos serviços, pode viabilizar para que o seu negócio se destaque no mercado, chamando a atenção do público-alvo. Ao mesmo tempo, essa estratégia atrai o olhar de outros fornecedores.

Afinal, de uma boa rede de contatos podem sair ótimas indicações e novas oportunidades de negócio. Desse modo, você desperta o interesse tanto dos clientes quanto de outros fornecedores.

Otimização interna

Como estão os seus processos internos? A produtividade está boa e a eficiência também segue as metas definidas? Adotar estratégias que otimizam o dia a dia organizacional faz toda a diferença no desenvolvimento da empresa.

Para que isso ocorra, o compromisso dos fornecedores com materiais de qualidade e dentro do prazo é crucial. Ainda bem que, com um relacionamento de confiança, isso pode ser conquistado de uma maneira muito mais prática.

Quais estratégias devem ser adotadas?

Já que o network com os fornecedores é tão importante, nada melhor do que adotar boas estratégias para garantir uma boa aliança entre empreendedores, certo? A seguir, confira as nossas dicas!

Tenha contato direto com os líderes da empresa

Conhecer os líderes ajuda a fortalecer a comunicação. Assim, sempre que precisar resolver algum problema ou tiver interesse em fazer sugestões, é possível conversar diretamente com quem pode realizar mudanças consideráveis.

Isso não significa que um bom contato com os outros colaboradores não seja importante. Mas, ao chegar diretamente à liderança, há mais praticidade, velocidade e resultados na comunicação.

Conte com o fornecedor como parceiro de negócio

Ver o fornecedor como uma empresa à parte da sua nem sempre é uma boa ideia. Afinal, como visto, ele pode ser um ótimo parceiro para o seu crescimento. E isso sem contar que problemas nos negócios que fornecem suas principais matérias-primas, podem afetar diretamente o seu próprio empreendimento.

Sendo assim, que tal mudar a forma como a sua empresa vê os fornecedores? Essa simples atitude pode ser aquilo que vai fazer virar a chave no relacionamento entre os negócios.

Estabeleça os canais de comunicação

Também é importante que tanto a sua empresa quanto o fornecedor saibam como iniciar o contato. Ter canais de comunicação bem estabelecidos com os parceiros torna esse caminho mais direto e evita ruídos na hora de trocar informações.

Como o network pode ajudar?

Como você viu, quando uma empresa tem uma rede de contatos sólida com outros negócios, as oportunidades de sucesso crescem. Isso aumenta as chances de encontrar novas opções de crescimento organizacional, fortalecer as parcerias, além de conquistar e fidelizar os clientes.

Gostou de saber mais sobre as oportunidades que se abrem ao seu negócio, sempre que é tomada a decisão de manter um bom relacionamento com fornecedores? Então, agora é hora de se planejar e organizar para colocar essas dicas em prática.

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