Relacionamento entre empresas: use-o a favor do seu negócio

Por Itaú Empresas

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Mulheres sentadas em uma mesa utilizando o notebook

Ser empreendedor é se dedicar de coração e alma ao seu negócio. Começar uma empresa exige esforço, planejamento, preparo e, acima de tudo, força de vontade. E, para seguir o caminho do sucesso e transformar a empresa de "boa" para "excelente", é necessário, entre outros aspectos, pensar no melhor relacionamento entre marcas e na criação de parcerias.

Acompanhe e entenda um pouco mais os benefícios de um bom relacionamento entre empresas e como você pode colocar essa ideia em prática.

Qual a importância do relacionamento entre empresas?

Independentemente de ter uma grande empresa ou um pequeno empreendimento, é fundamental estabelecer contato com instituições complementares ao seu serviço. Dependendo do nicho, firmar parcerias com outras companhias do mesmo setor também pode ser muito promissor.

Alguns dos principais incentivos para isso estão a seguir.

Fortalecer a imagem do seu empreendimento

Dentro de um ambiente social, como um curso ou clube, quem você acha que é mais conhecido entre todos? Provavelmente, são aqueles que falam mais, trocam contatos e continuam conversando mesmo fora desses ambientes fechados. Essa lógica básica também se aplica às empresas, só que em escala maior.

Quando a sua imagem está presente em outros negócios, você terá mais oportunidades de alcançar um novo público. E esses potenciais clientes devem chegar até você já com uma indicação, o que melhora suas chances de fechar a venda rapidamente.

Promover a troca de conhecimento

No mundo dos negócios, informação é poder. Quem conhece o mercado e as demandas do público está um passo à frente da concorrência. Por isso, uma ótima ideia é investir em pesquisas de satisfação e análise de dados.

Uma das vantagens do relacionamento entre empresas é que, já que estão todos tomando notas sobre o mercado, nada mais justo que “trocar os deveres de casa”. Assim, você pode ter acesso a mais informação do que conseguiria coletar por conta própria.

Formar parcerias estratégias para aumentar as vendas

No fim das contas, empreendedores se unem para poder garantir um pouco mais de espaço no mercado. Nesse sentido, todos os envolvidos conseguem atrair mais clientes e aumentar as vendas. Mas, para isso, você precisa escolher as parcerias certas.

Nem toda empresa terá o mesmo pensamento em relação ao seu negócio. Algumas companhias atuam em um nicho completamente diferente. Então, ninguém teria nada a ganhar com esse relacionamento.

Outras organizações têm objetivos diferentes ou, mesmo, filosofias diferentes, que não são compatíveis com as suas. Isso envolve, até, aspectos como sustentabilidade, diversidade e inclusão social. Porém, nunca é uma questão de “bom” ou “ruim” ao firmar uma parceria, mas sim de “o adequado para o momento”.

Como se relacionar com os donos de outras empresas?

O relacionamento entre empresas não é totalmente diferente de uma amizade, mas também não é a mesma coisa. Sim, é importante se aliar a outros empreendedores em questão, mas há diversas regras mais importantes a considerar.

Confira, aqui, algumas dicas para ter relacionamentos empresariais mais saudáveis.

Saiba que qualidade é melhor que quantidade

Pense, agora, em todas as amizades que teve ao longo da sua vida. Depois, todos os amigos com quem você teve algum grau de proximidade. O número é bem menor, não é? Além disso, com quantos deles você ainda mantém contato e sente essa mesma proximidade? Deve poder contar todos com uma mão só.

De novo, a mesma lógica se aplica às empresas. Você pode até dizer que seu negócio e a empresa X são parceiros, mas isso deve fazer diferença em seu dia a dia de trabalho. Sempre tenha em mente que é melhor investir tempo para criar contatos fortes, com os quais você possa contar regularmente, do que apenas adicionar mais nomes à sua lista.

Mostre como sua empresa contribui com a parceria

Todo bom relacionamento é uma troca. Além de pensar em como seu negócio pode se beneficiar de uma parceria estratégica, você deve observar o que sua empresa pode oferecer. Afinal, sem isso, será bem mais difícil prospectar potenciais parceiros de negócios.

A melhor atitude é focar em empresas que podem se beneficiar da sua ajuda. Aquelas que oferecem um produto complementar ao seu ou com as quais você pode trocar serviços. Depois disso, você pode filtrar aquelas que também têm algo a oferecer para seu empreendimento.

Faça contato regularmente

Este tópico diz respeito à qualidade do relacionamento entre empresas, que merece muita atenção. Se você quer manter essa parceria ativa, precisa dedicar algum tempo para entrar em contato, trocar informações de forma estratégica, atualizar-se e, claro, estabelecer o que vocês pretendem fazer juntos.

Outro ponto que precisamos reforçar: se a parceria é apenas no papel, ela funcionalmente não existe. Contatos rotineiros já ajudam bastante a manter essa conexão viva para os momentos relevantes, em que ambas entram em ação conjunta.

Explore diferentes canais de comunicação

Bons relacionamentos entre empresas podem começar em qualquer lugar. Em uma convenção de setor, como parte de uma campanha de caridade ou como uma iniciativa espontânea de uma das partes.

Na realidade, é uma boa ideia procurar várias opções quando for a hora de fazer contato com outros empreendedores. Cada negócio tem os próprios canais de preferência e o e-mail ainda é o mais seguro e profissional, mas as redes sociais não ficam atrás.

Saiba quando separar o pessoal do profissional

Sempre é necessário reforçar: o objetivo de uma parceria estratégica entre empresas é que todos consigam progredir em seus negócios. Sendo assim, há um momento em que se deve interagir como profissionais em vez de se relacionar como amigos, principalmente quando estamos lidando com empresas familiares.

Vocês não estão trocando favores só por trocar. Há um objetivo, o qual deve ser mutuamente benéfico no fim das contas.

Pense por um momento em todos os outros negócios envolvidos no trabalho que você realiza. Transporte de produtos, fornecimento de matéria-prima, criação de sites, marketing e inúmeras ações que ajudam sua empresa a crescer. Ao investir em sua rede de contatos, você segue na direção de um futuro mais sólido para seu negócio.

Seguindo esses princípios, será possível aproveitar as vantagens de um relacionamento entre empresas — só não tenha pressa. É melhor encontrar as parcerias certas que começar a trabalhar com qualquer um.

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