Como proteger sua empresa de senhas fracas

Senhas fracas e simples colocam sua empresa em risco. Veja dicas práticas para aumentar a segurança digital com hábitos fáceis de aplicar.

Por Itaú Empresas

5 min minutos de leitura
segurança

Mesmo com tantos alertas, senhas fracas como “123456” e "password” seguem sendo comuns. Este artigo vai te mostrar como algumas boas práticas e hábitos simples podem te ajudar a evitar riscos corporativos.

Você sabia que a senha mais usada no mundo continua sendo “123456”?

Apesar de tantos alertas sobre segurança digital, esse tipo de senha simples segue liderando os rankings globais, seguida por “password”, “qwerty” e 111111.

Segundo a NordPass, as 10 senhas mais usadas no mundo podem ser descobertas por hackers em menos de 1 segundo. O que mostra o quanto ainda precisamos falar sobre esse tema, sobretudo quando estamos no ambiente empresarial e corporativo.

E em um cenário onde ataques digitais crescem a cada ano, a proteção de dados não é mais uma recomendação — mas sim, uma obrigação para qualquer negócio.

E, por incrível que pareça, muitas violações começam por algo simples: senhas fracas ou reutilizadas. Além disso, no ambiente corporativo, a proteção de dados é essencial não só para evitar prejuízos, mas também para preservar a confiança de clientes, parceiros, investidores e fornecedores. Por isso, preparamos um lembrete importante para você e sua equipe: reforcem os cuidados com as senhas de acesso.

A seguir, separamos algumas dicas que vão ajudar a manter seus dados protegidos.

Boas práticas de senha: o que todo negócio deveria adotar

Abaixo, reunimos dicas essenciais para evitar senhas fracas e fortalecer a segurança na sua empresa — tanto para líderes e gestores quanto para colaboradores.

1. Crie senhas longas e únicas

A regra é clara: quanto maior e mais complexa, melhor será a senha.

Uma boa estratégia é usar frases pessoais com números e símbolos, como “G0st0d3bol@ch4”, que são fáceis de lembrar e difíceis de decifrar por força bruta.

5 segredos para gerar segurança financeira para o seu negócio

2. Evite usar a mesma senha para tudo.

Reutilizar senhas em diferentes plataformas é um erro comum — e muito perigoso.

Se uma delas for vazada, todas as outras estarão em risco. O ideal, portanto, é ter combinações diferentes para cada sistema, principalmente na sua empresa.

3. Nada de dados pessoais

Usar CPF, datas de nascimento, nomes de filhos ou pets pode até parecer prático, mas é fácil para hackers ou para quem já tem acesso a alguma dessas informações.

4. Senhas não se compartilha

Mesmo que seja alguém de confiança, senha é pessoal e intransferível. Compartilhamentos por mensagem, e-mail ou apps de conversa facilitam vazamentos

5. Não salve senhas em locais desprotegidos

Blocos de notas, e-mails, print no rolo da câmera...

Tudo isso é um prato cheio para quem conseguir acesso ao seu dispositivo. A alternativa mais segura é usar um gerenciador de senhas confiável.

Use autenticação em duas etapas

Também chamada de 2FA, essa camada extra exige um segundo código (geralmente no celular) além da senha. Assim, mesmo que a senha seja descoberta, o acesso indevido será bloqueado. Nesse mesmo sentido, a biometria facial ou digital oferece mais proteção, principalmente em dispositivos móveis. É rápida, prática e segura.

Como o Itaú Empresa garante a segurança dos seus dados?

A segurança é a base da nossa estratégia de produtos.

Por isso, nossas soluções têm proteções integradas que as tornam seguras por padrão. Além disso, trabalhamos com outros mecanismos de proteção que incluem:

  • Uma área de Segurança que reúne em um só lugar todas as funcionalidades criadas para trazer ainda mais proteção para a sua conta. Nessa área, você vai encontrar as principais configurações e gestão de senhas, além de outras orientações efetivas que vão facilitar o controle e a manutenção de acessos.

  • Acesso ao App com Face ID: O Face ID é uma tecnologia de reconhecimento facial desenvolvida pela Apple, disponível em dispositivos iPhone. Ele utiliza sensores avançados para capturar e mapear os traços faciais do usuário, permitindo que o acesso ao aplicativo seja feito de forma segura e conveniente. Ao ativar o Face ID como uma camada extra de proteção, você garante que apenas o proprietário do dispositivo possa acessar a conta da sua empresa, aumentando a segurança contra acessos não autorizados.

  • Redefinição de senha com biometria facial: A redefinição de senha utiliza-se da tecnologia de ponta do Itaú Empresas para reconhecimento facial, analisando características e vida na imagem para confirmar a identidade do solicitante, tornando o processo de troca de senha mais seguro. Ao exigir a biometria facial, asseguramos que a solicitação de redefinição de senha está sendo feita pelo próprio representante legal, reforçando a segurança da jornada.

- Acesse o app Itaú Empresas.

- Toque em “redefinir senha de acesso”.

- Confirmar a identidade com uma foto e seguir o fluxo.

  • iToken do Itaú: é um dispositivo tecnológico que gera códigos numéricos para a realização de transações digitais. Após alguns segundos esses códigos são renovados e ganham uma nova validade, garantindo uma maior proteção.

Regras importantes para senhas nos canais do Itaú Empresas

Para garantir ainda mais proteção, o Itaú adota critérios rigorosos para a criação de senhas nos canais digitais. Veja o que você não deve usar na sua conta:

  • Números sequenciais (ex: 123456, 987654);
  • Quatro ou mais números iguais (ex: 0000, 1111)
  • CPF ou data de nascimento
  • Senhas já utilizadas anteriormente

Essas regras existem para a sua segurança e a da sua empresa.

Segurança digital é uma cultura — e começa por você

Mais do que uma recomendação técnica, cuidar da segurança das senhas é uma questão de cultura empresarial. Falar sobre isso com frequência, incluir o tema em treinamentos internos e revisar políticas de acesso periodicamente são atitudes que ajudam a blindar o seu negócio contra ataques. Por isso, agende um momento ainda hoje para revisar suas senhas — e incentive sua equipe a fazer o mesmo. E se este conteúdo foi útil, continue nos acompanhando e entenda como o Itaú Empresas pode te levar mais longe!