Itaú Blog

Como os vídeos do TikTok viraram ferramenta de vendas

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 9 minutos de leitura

Com certeza, você já ouviu falar no TikTok, não é mesmo? A rede social chinesa é a febre do momento, e os conteúdos que são feitos para lá ganham destaque não só nela, mas também são compartilhados em diversas outras redes sociais e no WhatsApp.

E é por esse potencial enorme de viralização que você precisa começar a pensar em utilizar o TikTok para vendas. Quem entra agora tem grandes chances de conseguir melhores resultados!

Por isso, vamos mostrar, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o assunto e explorar o potencial da rede social do momento! Continue a leitura e saiba mais.

O que é TikTok?

Se você está perdido e não sabe o que é o TikTok, não se preocupe, vamos explicar! Essa é uma rede social de vídeos curtos que se tornaram uma febre entre o público jovem adulto. Mas, claro, há seguidores de todas as idades.

A própria rede oferece ferramentas de edição e trends para que os seguidores criem conteúdo que alcance milhares de visualizações. Você, provavelmente, já viu, até mesmo em outras redes sociais ou recebeu em seu WhatsApp, vídeos que saíram de lá.

Os mais clássicos são os desafios de coreografias, em que as pessoas utilizam a plataforma para seguir os passos de músicas do momento. Mas não se limita a isso, sabia? Lá, muitos influenciadores digitais postam dicas, indicam marcas, é possível criar tutoriais e apresentação de produtos, entre outras possibilidades.

O TikTok cresceu muito rapidamente. Ele foi criado na China em 2016 e hoje já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e pode se tornar a terceira maior rede social do mundo em 2022. O Brasil é o segundo país que mais utiliza a rede social, perdendo apenas para a China.

Como os vídeos do TikTok funcionam?

Para entender como o TikTok pode virar uma ferramenta de vendas, você precisa compreender como os vídeos funcionam. Veja as principais características deles, a seguir:

  • são vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos, em média. Ainda que hoje possam existir vídeos de até 5 minutos, a tendência é que eles não alcancem esse limite máximo;
  • normalmente, os usuários utilizam os vídeos em formato selfie, mas você pode explorar a criatividade nesse momento;
  • com a possibilidade de legendas automáticas oferecidas pelo TikTok, os vídeos tendem a priorizar a acessibilidade;
  • o aplicativo funciona por meio de algoritmo que viraliza mais facilmente algumas trends;
  • a interação entre o conteúdo escrito e o vídeo é, também, uma tendência forte no momento;
  • o aplicativo possibilita que você edite os conteúdos diretamente na plataforma, de forma intuitiva.

O TikTok ajuda nas vendas?

Sim! Sabendo como utilizar o TikTok a seu favor, é possível impulsionar os resultados da sua empresa. Há uma tendência, por exemplo, de que os usuários utilizem a plataforma como fonte de informação — essa é uma tendência forte no Reino Unido e que chega com força no Brasil também.

Com isso, muitas tomadas de decisão de compras passam a ser feitas, também, com as informações obtidas na plataforma. Então, é fundamental que você comece a explorar esse potencial quanto antes!

O TikTok conta, também, com possibilidades de anúncios dentro da plataforma, o que é ótimo não só para alavancar a sua visibilidade, mas para levar seus clientes para o espaço de vendas (como o site da sua marca).

Como usar o TikTok para divulgar marca?

Em primeiro lugar, você pode criar um perfil para a sua marca e criar conteúdos com as tendências que mais têm viralizado na ferramenta no momento. Para isso, é importante que você crie uma conta corporativa, pois os algoritmos vão funcionar melhor a seu favor. Para isso, basta acessar o TikTok: for business e inserir as informações solicitadas.

Com a conta corporativa, você terá informações sobre seus seguidores em mãos, acesso a uma biblioteca com mais de 500 mil músicas gratuitas e poderá acompanhar os resultados da sua campanha.

Dentro desse espaço, você poderá, também, criar anúncios para impulsionar sua visibilidade na rede com o TikTok Ads Manager. A plataforma é totalmente intuitiva e ajuda você a criar os melhores anúncios. Mas lembre-se de criar as estratégias para as campanhas previamente.

A partir disso, você poderá criar conteúdos e postar diretamente em seu perfil. Com isso, os clientes que tiverem interesse vão segui-lo e acompanhar os vídeos, potencializando suas estratégias.

Outra forma de explorar o TikTok como forma de potencializar as vendas é contar com outra tendência muito forte atualmente: os influenciadores digitais. Eles podem divulgar seu produto ou serviço em seus respectivos perfis e aumentar o alcance da sua marca.

Ainda, podemos listar mais algumas dicas incríveis para ajudar você a utilizar o TikTok para divulgar a sua marca. Algumas delas são:

  • lance campanhas com a participação dos seus usuários. Por exemplo, incentive que eles criem vídeos com o produto, trazendo ainda alguma trend do momento;
  • crie vídeos como se fosse um comercial para televisão;
  • crie conteúdos atrativos que combinem bem a parte visual e auditiva;
  • utilize emojis, stickers e outras possibilidades, mas com equilíbrio e dentro do que faz realmente sentido para as estratégias do seu negócio;
  • conte com a possibilidade de transmissão ao vivo para criar lives no espaço;
  • utilize as hashtags para indexar seu conteúdo, fazendo com que ele seja sugerido para pessoas que tenham interesse no assunto;
  • fique atento para as músicas do momento e crie vídeos com elas.

O TikTok é uma rede social relativamente nova, e muitas empresas ainda não exploram seu potencial. Por isso, quanto antes você começar a explorar essas possibilidades, mais rapidamente poderá consolidar suas estratégias no local e ganhar um maior número de seguidores mais rapidamente, que podem se tornar grandes clientes.

Agora que você sabe o que é o TikTok e como os vídeos nessa plataforma podem ajudar a potencializar suas ferramentas de vendas, é hora de dar um passo à frente e aumentar os seus ganhos: veja como ganhar dinheiro com a rede social do momento e ter sucesso em suas campanhas!

Quer acompanhar mais dicas importantes para o seu negócio? Cadastre-se na área logada do Itaú Meu Negócio e tenha acesso a mais conteúdos como esse.