Itaú Blog

Vantagens do Open Finance: entenda como chegam até a sua empresa!

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 7 minutos de leitura

A inovação está modificando diferentes setores da sociedade e não é diferente quando falamos da economia. Um exemplo disso é o conceito de Open Finance, ou Open Banking, que promete padronizar o compartilhamento das informações do sistema financeiro brasileiro. Mas, na prática, quais são as vantagens do Open Finance para a sua empresa?

Seja com a personalização de ofertas, seja com a facilidade para conseguir melhores condições de crédito, o Open Finance pode facilitar o dia a dia e o futuro do seu negócio.

Entenda melhor aqui as vantagens do Open Finance, e como podem contribuir para o sucesso do seu negócio.

O que é Open Finance?

O termo Open Banking surgiu em 2015, quando o Parlamento Europeu apresentou uma proposta de padronização do sistema financeiro na região. No Brasil, chamamos esse processo de Open Finance, uma vez que o Open Banking é uma das fases do Open Finance — a que inclui as instituições financeiras, mas que depois será expandida para englobar corretoras e seguradoras, por exemplo.

De forma resumida, a proposta é centralizar todo o sistema a partir de uma única camada de tecnologia, tornando o cenário financeiro mais ágil, e dando autonomia para o cliente, além de ampliar a possibilidade de ter serviços e produtos personalizados de gestão de finanças, serviços e produtos.

A tradução livre do termo facilita a compreensão do impacto do Open Finance: um sistema bancário aberto, ou seja, integrado e mais transparente. Para Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management aqui no Itaú, entender o significado e as vantagens do Open Finance é o primeiro passo para que o empreendedor consiga aproveitar ao máximo as mudanças previstas.

"Para a população geral, assim como para o pequeno empreendedor, existe ainda um baixo conhecimento sobre o que é o Open Banking ou Open Finance. Uma vez vencida a barreira do conhecimento, a principal dúvida é qual o benefício que ele terá ao compartilhar os seus dados financeiros de um banco para o outro, além da segurança desses processos".

A mudança de uma instituição para outra, por exemplo, poderá acontecer de forma mais simples e prática. Sempre, é claro, com o consentimento do dono daquelas informações, que também vai se tornar o maior beneficiado dessa mudança.

Por que o Open Finance é bom para o seu negócio?

Antes de conhecer as suas vantagens, é importante entender por que o Open Finance pode ser positivo para o seu negócio. Para começar, cada usuário pode compartilhar o histórico dos seus dados entre as instituições, permitindo que cada uma delas conheça mais sobre o seu comportamento econômico.

O Itaú, por exemplo, pode analisar essas informações e oferecer melhores condições e taxas.

Ao decidir começar uma nova conta, por exemplo, não é como se o banco não conhecesse o seu histórico. Todas as informações são levadas de uma instituição para outra, garantindo que o relacionamento não precise começar do zero.

Quais são as vantagens do Open Finance para a sua empresa?

Ofertas personalizadas

A grande vantagem do Open Finance é que, para o empreendedor, fica muito mais fácil receber personalização das ofertas feitas pelos bancos. Afinal, nem sempre o que é oferecido para uma empresa vai ser útil para a outra, não é mesmo? Cada negócio tem as suas particularidades e demandas e elas têm maiores chances de serem atendidas com a abertura do sistema financeiro no Brasil.

"O Open Finance dá ao pequeno empreendedor o poder de compartilhar seus dados financeiros entre bancos ou instituições financeiras de sua escolha em troca de benefícios. Dessa maneira, por exemplo, um banco com o qual ele não tem relacionamento ainda pode receber esses dados e conhecê-lo melhor de forma rápida, e segura para uma oferta personalizada", explica Marcos.

Maior opção de crédito

A configuração do mercado financeiro atual é bastante centralizada, ou seja, é normal que a sua empresa tenha diferentes produtos de um mesmo banco. Uma das vantagens do Open Finance é justamente a descentralização do mercado, permitindo que você encontre serviços e soluções de outras instituições sem ter maiores dores de cabeça, um exemplo disso é a opção de crédito.

Com a maior quantidade de dados disponíveis, você consegue comparar as diferentes ofertas que os bancos apresentarem. Tendo as informações em mãos, fica muito mais fácil tomar qualquer decisão.

Para Marcos, a maior opção de crédito no mercado ainda acontece de maneira personalizada, sempre voltada para solucionar as dores de cada cliente. "Com o Open Finance, as instituições poderão oferecer produtos contextualizados para o momento do cliente, com valores e prazos adequados de crédito ou investimentos no futuro".

Otimização de recursos

Outro benefício do Open Finance é a otimização dos recursos de um negócio. Para Marcos, um exemplo disso é o maior controle da gestão financeira que pode ser colocado em prática.

"O Open Finance contribuirá para uma melhor gestão de fluxo de caixa e de recebíveis, com a agregação de dados financeiros dos diversos bancos com os quais a empresa tem relacionamento. Outro benefício é a entrega de processos mais rápidos, com serviços integrados que permitem a otimização dos recursos das empresas".

Facilidade para novos serviços

A facilidade para encontrar e contratar outros serviços é outra das muitas vantagens que o Open Finance oferece para as empresas, que não vão precisar lidar com processos mais demorados para fazer uma mudança de instituição, por exemplo. Essa maior praticidade pode representar mais tempo para você planejar o seu negócio em busca de melhores resultados — e é exatamente o que Marcos destaca como mais um diferencial.

"As instituições financeiras precisam conhecer o cliente o máximo possível para oferecerem o produto de crédito adequado para as necessidades do cliente". Assim, com o compartilhamento de dados entre as instituições, mesmo um banco com o qual o cliente acabou de abrir a conta, a instituição já terá uma visão completa do histórico da vida financeira dele. "Isso agiliza muito o processo de análise de crédito para os empreendedores, por exemplo", completa Marcos.

As vantagens do Open Finance se tornam ainda maiores quando se fala de instituições sólidas e preocupadas com a segurança de todas essas informações, como o Itaú. Toda a personalização que já está presente nas ofertas se torna ainda maior com essa troca de dados em grande quantidade. Afinal, quanto mais o Itaú conhece você, mais benefícios fornecerá para o seu negócio.

Agora que você já sabe quais são as vantagens do Open Finance do Itaú para o seu negócio, o que acha de conhecer mais sobre como o Itaú pode ajudar você a fazer mais com o seu dinheiro? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!