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Marketing pessoal: como usá-lo a favor da empresa

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Itaú Empresas

• 10 minutos de leitura

Quando o assunto é relacionamento com as empresas, muitas vezes os clientes podem preferir comprar de uma marca que já conhecem do que se aventurar com outra que seja muito nova e desconhecida, mesmo que esta ofereça preços menores ou produtos de qualidade superior. E isso acontece porque, mesmo nas relações comerciais, o mais importante é a ligação afetiva do consumidor - e é aí que entra o marketing pessoal.

É muito importante que o cliente veja a sua empresa como uma parceira, não somente uma vendedora de produtos ou serviços. E a imagem pessoal do líder de uma marca é fundamental para estabelecer essa relação. O seu bairro, por exemplo, deve ter um dono de farmácia ou um padeiro que todo mundo conhece: os moradores preferem comprar dele do que da concorrência, porque já o conhecem e confiam nele. Para a sua marca, a lógica é a mesma.

Nesse sentido, elaboramos este artigo para você entender melhor o que é marketing pessoal, suas principais técnicas e como você pode aplicá-lo a favor do seu negócio. Boa leitura!

Por que usar o marketing pessoal para o sucesso da empresa?

Lembra que demos o exemplo do padeiro e do farmacêutico? Na verdade, é possível pensar no impacto da imagem pessoal para empresas de vários tamanhos. A Marvel, por exemplo, durante muito tempo utilizou a imagem do seu mais importante criador, Stan Lee, para construir uma comunidade de fãs em torno da sua interminável franquia cinematográfica.

Isso funcionou tão bem porque as pessoas querem se relacionar com outras pessoas, e não apenas com marcas. E ninguém melhor para encarar essa tarefa do que o responsável por idealizar e executar a estratégia da empresa todos os dias — neste caso, estamos falando de você!

Como usar o marketing pessoal a favor do seu negócio?

Mais para frente, vamos explicar algumas técnicas, mas é essencial que você entenda o propósito dessa estratégia antes. Existem muitas formas de aplicar o marketing pessoal, entretanto se você quer garantir que a sua imagem converta-se em autoridade para a sua empresa, precisa prestar atenção em alguns pontos.

Além do conhecimento sobre as práticas em si, algumas coisas precisam nortear todo o seu marketing pessoal:

  • colocar sua empresa no centro da conversa. Você quer levar as suas soluções para onde for, então lembre-se de focar no seu produto e serviço em toda atividade que for convidado a participar, seja um evento, uma entrevista ou até um vídeo para os stories;
  • demonstrar as aplicações práticas. Você precisa deixar claro como a sua empresa ajuda pessoas reais a resolverem problemas de verdade;
  • relacionar tudo com um propósito. É fundamental conectar o seu discurso de vendas com um propósito de mercado bem estabelecido, do qual você é o maior defensor e representante — lembrando que o propósito representa aquilo que move a sua marca;
  • construir uma narrativa coerente. Preste atenção a todos os pontos de contato da sua marca, para criar uma imagem mais tridimensional dela ao seu cliente em potencial. Isso facilita muito o surgimento de um relacionamento frutífero.

Com isso tudo em mente, vamos às técnicas de marketing pessoal!

Quais são as principais dicas práticas?

Defina seus objetivos

Antes de tudo, entenda o que você deseja atingir através do seu marketing pessoal. E não adianta colocar uma finalidade genérica como “vender mais”. Elabore um projeto com objetivos específicos, fáceis de definir, com metas numéricas e um prazo definido. Alguns exemplos são:

  • ser convidado para uma entrevista orgânica;
  • participar de uma live externa por semana durante dois meses;
  • melhorar a sua taxa de vendas em X%;
  • aumentar o número de solicitações de contato no seu site até chegar em Y.

Trabalhe sua oratória

É fundamental criar uma boa impressão desde o começo, e a oratória é sua principal aliada para isso. Você pode consultar-se com um fonoaudiólogo, ou até planejar a fala e treinar com os amigos ou seu cônjuge.

Preste atenção na sequência lógica do que você está dizendo, na facilidade de compreender o que você quer dizer e no efeito que a sua fala tem nas pessoas. Pode parecer complexo, mas depois de alguns testes você pega o jeito.

Crie uma presença digital

As suas redes sociais precisam trabalhar em prol da marca que você comanda, em todos os sentidos. No Instagram, por exemplo, é possível manter mais de um perfil pessoal, e você pode deixar um fechado para os amigos mais íntimos enquanto trabalha outro, aberto, para aplicar o seu marketing pessoal.

Além disso, pode ser interessante criar uma estratégia de conteúdo para o LinkedIn, participando de conversas nos comentários de posts relevantes ou mesmo criando os seus próprios textos, para ser identificado como uma figura de autoridade no seu nicho.

Participe de eventos

Não abra mão de convites para eventos ou lives, por mais que eles possam parecer pequenos no começo. Se você cria uma rotina de estar sempre conversando com o seu mercado, fica mais fácil de aparecerem novas oportunidades, seja para eventos maiores ou para oportunidades de negócio. Lembre-se, porém, de focar em um nicho específico — se você vende produtos de papelaria, por exemplo, não faz sentido participar de uma live sobre futebol.

Cuide das relações com clientes e ex-clientes

Quem já compra com você precisa ser a sua prioridade número um. Para esse público, é legal mandar e-mails ou mensagens com uma certa frequência, para que a pessoa não esqueça de você quando, futuramente, precisar comprar algo que você novamente. Só tome cuidado para não ser reconhecido como spam, que é mensagem automática indesejada em excesso.

Além disso, é importante também manter uma boa relação com clientes que não consomem mais a sua marca, mas já fizeram parte da sua carteira em algum momento. Pode ser interessante mandar promoções ou felicitações de aniversário para que essas pessoas entrem novamente no seu funil de vendas.

Essas são algumas das principais dicas que nós temos para você cuidar do seu marketing pessoal e converter os seus resultados em mais crescimento para a sua empresa.

Mas a sua jornada não acaba aqui: dentro da nossa plataforma, nós temos uma trilha de conteúdo especial sobre o tema, que com certeza vai ajudá-lo a ter mais segurança para aplicar as nossas dicas no dia a dia. Cadastre na área logada para acessar!