ABC do ESG: A recheada agenda de eventos climáticos na reta final de 2024
Por Itaú BBA
O segundo semestre do ano será marcado por uma série de eventos internacionais relevantes que reúnem representantes de governos, líderes empresariais, academia e sociedade civil para discutirem o futuro da agenda climática e ambiental global. Alguns como potentes fóruns de discussão e outros com capacidade de criar políticas mundiais sobre o tema.
Conheça os principais:
Climate Week NYC - 22 a 29 de setembro em Nova York, EUA
O tema de 2024 foi "It's time" (Chegou a hora). Com mais de 600 atividades, o evento contemplou todas as discussões que se relacionam ao enfrentamento da crise climática – mas colocando o foco em soluções, não apenas alertas. A programação deu mais espaço a justiça climática, segurança energética, reporte de emissões, regulações em diferentes países e sua (in)compatibilidade.
COP16 da Biodiversidade - 21 de outubro a 1º de novembro em Cali, Colômbia
O tema biodiversidade está ganhando cada vez mais relevância nas agendas pública e privada. A COP16 precisa avançar na implementação do Plano de Biodiversidade (Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal) na forma de planos nacionais e no compartilhamento de benefícios resultantes da biodiversidade.
COP29 do Clima - 11 a 22 de novembro, em Baku, Azerbaijão
O encontro continua sendo o mais relevante e a edição deste ano prepara o terreno para a COP30, em Belém, em 2025. Em 2024 estão no topo da agenda avançar na transparência e padronização nos dados nacionais relativos ao Acordo de Paris, conseguir concordância no NCQG (a proposta de financiamento internacional definida em 2021), aumentar e colocar em funcionamento os fundos para adaptação, perdas e danos resultantes da crise climática.
G20 - 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, Brasil
A 19.ª reunião de cúpula do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, vai ser precedida pela Social Summit, de 15 a 17 de novembro. A cúpula deste ano vai ter presença forte de questões sociais ligadas à urgência climática, como a transição energética justa e a piora nas condições de saúde das populações.