ABC do ESG - Certificados que fazem diferença na indústria
Por Itaú BBA
Negócios que certificam a qualidade sustentável de suas operações se posicionam melhor para o mercado – e elevam também o padrão de seus parceiros. Confira alguns dos certificados que mais fazem diferença na indústria:
Cadeia de Custódia (CoC) da FSC — para quem trabalha com materiais de origem florestal. Assegura que houve monitoramento adequado na origem e em todas as fases da produção.
Carbon Trust Standard - tem três níveis. No mais básico, atesta que a empresa já reduziu emissões e tem metas públicas. O mais avançado exige meta net zero e práticas mais robustas de gestão de carbono.
Cradle to Cradle - o certificado garante que o produto respeita a saúde humana, trabalhadores e comunidades, leva em conta reutilização de material e tem práticas eficientes de uso de água e energia.
Certificação Lixo Zero - tem três níveis. O básico indica compromisso com a boa gestão dos resíduos sólidos. O mais avançado exige auditoria e atesta 90% de resíduos encaminhados corretamente.
Rótulo Ecológico ABNT - aplicável a qualquer setor industrial. Considera o ciclo de vida do produto, em sua extração, fabricação, distribuição, utilização e descarte.