Gávea vende suas participações na Multiterminais

ITAÚ BBA ATUA COMO ASSESSOR FINANCEIRO EXCLUSIVO DA GÁVEA INVESTIMENTOS NA VENDA DE SUA PARTICIPAÇÃO DE 12,5% NA MULTITERMINAIS

Foto do Autor

Itaú BBA

• 2 minutos minutos de leitura

Em 1º de abril de 2024, a Gávea Investimentos concluiu a venda de sua participação de 12,5% na Multiterminais Alfandegados do Brasil S.A. ("Companhia" ou "Multiterminais") para a XP Vista Asset Management Ltda. ("XP Vista").


A Multiterminais é uma das maiores operadoras de terminais logísticos e de contêineres do Brasil, com um modelo de negócios integrado composto por terminais marítimos, portos secos/terminais terrestres alfandegados e logística no local.


Com receitas de ~R$ 700 milhões e 1,3 mil funcionários, a empresa tem capacidade de movimentação de 1 milhão de TEUs e 470 mil veículos em seus terminais de contêineres e veículos, respectivamente, o que a torna a maior operadora no porto do Rio de Janeiro, com ~70% de participação no mercado de exportações de contêineres de longo curso (~60% de participação no mercado de importações).


O terminal de contêineres no RJ é operado por meio de uma JV com a TIL (uma das maiores operadoras de terminais do mundo). Além de seus terminais marítimos, a empresa também opera logística intermodal em Juiz de Fora (MG), Resende (RJ) e Rio de Janeiro (RJ).

A Gávea está concluindo seu ciclo de desinvestimento na Companhia, após adquirir uma participação acionária de 25% em 2007 e alienar parcialmente metade dessa participação em 2013, quando vendeu de volta 12,5% para a família Klien, que controla a Companhia com uma participação de 87,5%.

A XP Vista é o braço de gestão de ativos para crédito e investimentos alternativos da XP e possui quatro divisões de negócios principais: infraestrutura, renda fixa, crédito estruturado e imobiliário. A divisão de infraestrutura foi criada em 2013 e atualmente é responsável por cerca de R$ 2,7 bilhões em investimentos.

O Itaú BBA atuou como assessor financeiro exclusivo da Gávea Investimentos na transação.