Itaú Blog

Banco Central corta a taxa de juros básica para 10,75% ao ano

Como esperado por nós e pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou a redução da taxa Selic para 10,75% ao ano.

Foto do Autor

Itaú Asset

• 2 minutos de leitura

Elaboração: Itaú Asset Management

Apesar do Comitê ter indicado que o cenário-base não mudou de forma substancial, o Banco Central (BC) aumentou a flexibilidade na condução da política monetária, passando a indicar corte de juros para apenas uma reunião à frente, no mesmo ritmo de -0,50%. Essa maior flexibilidade foi justificada pela elevação da incerteza tanto na conjuntura doméstica como internacional. O BC segue indicando que a política monetária deve se manter contracionista.

O Banco Central também manteve as projeções de inflação inalteradas em 3,5% para 2024 e 3,2% para 2025 no cenário de referência, que tem entre as suas premissas a trajetória para os juros da pesquisa Focus e assume que o petróleo seguirá a curva futura.

O saldo geral da comunicação foi hawkish. Tendo em vista a sinalização do Copom e o cenário de inflação, vemos como mais provável um novo corte de -0,50% na próxima reunião.

Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto através de documentos como a ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira (26).