Banco Central sobe a taxa de juros básica para 10,75% a.a.

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou elevação da taxa Selic em 0,25% para 10,75% ao ano, com votação unânime.

Por Itaú Asset

2 minutos de leitura
Imagem ilustrativa do artigo Copom mantém Selic em 13,75% pela quinta reunião consecutiva
Elaboração: Itaú Asset Management

Nessa decisão, o Banco Central iniciou um ciclo de aumento de juros com elevação de 0,25% na taxa básica Selic para 10,75%. A justificativa para a tomada da decisão foi baseada em um cenário marcado por resiliência na atividade, pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas, demandando uma política monetária mais contracionista.

O Bando Central indicou que tanto o ritmo dos próximos ajustes na Selic quanto o ciclo total de aperto monetário dependerão da evolução da dinâmica da inflação. Deixando em aberto o pace do ajuste para as próximas reuniões.

A projeção do cenário de referência (Selic Focus) ficou em 3,5% ante 3,2% no último Copom, já considerando a alta de 1,0% na Selic incorporada no Focus.

Em nossa visão, a comunicação do Copom deve ser lida como hawkish pelo mercado, uma vez que indica que o ciclo de alta considerado no Focus não é suficiente para levar a inflação para a meta, e deixa a alta de 0,50% como mais provável para a reunião de novembro à luz dos dados macroeconômicos e comunicação.

Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto através de documentos como a ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira.