Boa governança corporativa significa lucro? Este ETF responde

Saiba se empresas com atuação responsável no pilar 'G' da sigla ESG podem ser rentáveis

Por Caique Cardoso

4 minutos de leitura
Imagem ilustrativa do artigo Boa governança corporativa significa lucro? Este ETF responde
Fonte: Shutterstock

Escolher boas empresas faz parte do desafio do investidor que aplica seu dinheiro em Ações. Após anos de desenvolvimento do mercado e das teorias de investimento, hoje temos uma gama de métodos para ajudar o investidor neste desafio.

Há aqueles que preferem empresas com grande potencial no futuro, outros que preferem empresas tradicionais, os que buscam empresas inovadoras e há quem prefira empresas boas pagadoras de dividendos.

Grande parte dos métodos tradicionais tem uma influência da Governança Corporativa, o ‘G’ da famosa sigla ESG, implementada por cada empresa. Isso porque é possível analisar processos, isenção, transparência, políticas e outros aspectos que dizem respeito às diretrizes de gestão dessa empresa.

Com o objetivo de aproximar o investidor às empresas com boas práticas de governança corporativa, a B3 instituiu um programa de listagem voluntário com critérios objetivos para que as empresas se classifiquem em níveis de listagem diferentes com segmentos de governança. São elas: Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1.

A B3 inclusive reconhece a importância desses critérios na análise do investidor “Tais regras atraem os investidores. Ao assegurar direitos aos acionistas, bem como dispor sobre a divulgação de informações aos participantes do mercado, os regulamentos visam à mitigação do risco de assimetria informacional.”

Nesse site, é possível encontrar os critérios de forma mais detalhada. De forma geral, atributos de Governança Corporativa são indicadores que buscam proteger os acionistas minoritários, mitigando problemas da relação de controle e propriedade e aumentando a transparência e o rigor nos controles.

O programa conseguiu grande adesão das empresas, sendo a maioria no segmento Novo Mercado (203 das 265), que é o maior nível de governança corporativa segundo a metodologia da B3.

Imagem ilustrativa do artigo Boa governança corporativa significa lucro? Este ETF responde

Como produto dos segmentos de listagem, o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT) reflete uma carteira teórica das empresas listadas nos segmentos Nível 1, Nível 2 e Novo mercado, filtrados pelo nível de liquidez e ponderado pelo valor de mercado das ações em circulação. É uma forma de representar as empresas comprometidas a ter um alto nível de governança.

Graças ao GOVE11, é possível investir nessa carteira de mais de 100 empresas de maneira fácil e rápida, já que este é um Exchange Traded Fund (ETF) que acumula mais de 10 anos de história e, desde então, permite investidores a acessar esse tema com menos de 50 reais.

Inclusive, essa metodologia tem se mostrado uma grande aliada do investidor, já que na última década, o GOVE11 superou o principal índice de ações brasileiras, o Ibovespa, por mais de 1,6% ao ano. Evidência que corrobora a tese de que boas práticas de governança ajudam o investidor a selecionar boas empresas.

Imagem ilustrativa do artigo Boa governança corporativa significa lucro? Este ETF responde

Para investir no GOVE11 basta buscar por esse ticker no íon, sem pagar corretagem, ou em sua corretora de preferência.