Itaú Blog

Cenário Macro Mensal: Agosto 2022

Confira os principais destaques da nossa atualização mensal sobre o cenário econômico na visão do time de economia da Itaú Asset, liderado por Thomas Wu como economista-chefe.

Foto do Autor

Itaú Asset

• 3 minutos de leitura

Elaboração: Itaú Asset Management

A análise sobre uma possível desaceleração do crescimento global, o comportamento da inflação e as perspectivas sobre a política monetária dos bancos centrais ao redor do mundo são temas centrais no debate econômico.

Abaixo, você confere mais detalhes sobre os destaques do nosso bate-papo mensal relacionados ao cenário internacional e local.

Cenário internacional

No cenário internacional, o balanço entre atividade, inflação e necessidade de restrição monetária segue em foco.

Nos Estados Unidos, ao analisarmos a composição do PIB é possível observarmos que, apesar de negativo na ponta, o consumo segue resiliente, com uma desaceleração, mas não contração. Por outro lado, vemos o investimento fixo e estoques em território negativo.

Fonte: BEA/Haver | Elaboração: Itaú Asset Management

Desse modo, ainda que o mercado de trabalho mostre resiliência, há sinalizações de que uma desaceleração da atividade americana se aproxima.

No cenário europeu, o racionamento de gás natural traz preocupações adicionais a um contexto já desafiador, com impactos em crescimento e pressão nos preços.

Do lado da China, considerando a política de Covid zero ainda vigente e os crescentes receios quanto ao mercado imobiliário, também vislumbramos desafios à frente.

Cenário local

No cenário local, a atividade econômica deve se beneficiar de novos estímulos, que darão força adicional para o crescimento no ano corrente, o que, ao mesmo tempo que reforça o viés positivo para 2022, também exacerba efeitos inflacionários.

Dentro desse contexto, a avaliação de que a taxa Selic será mantida em um patamar elevado por mais tempo imprime desafios para o PIB de 2023.

Confira as projeções atualizadas da nossa equipe econômica aqui.

Assista à live completa abaixo!