Itaú Blog

Cenário Macro Mensal: Março 2023

Confira os principais destaques da nossa atualização mensal sobre o cenário econômico na visão do time de economia da Itaú Asset, liderado por Thomas Wu como economista-chefe.

Foto do Autor

Itaú Asset

• 3 minutos de leitura

Elaboração: Itaú Asset Management

Ao longo do último mês, o medo de uma crise bancária global e as perspectivas sobre a política monetária ao redor do mundo se destacaram no debate econômico.

Abaixo, você confere mais detalhes sobre os destaques do nosso bate-papo mensal com nosso economista-chefe, Thomas Wu sobre o cenário internacional e local.

Cenário internacional

No cenário internacional, a reversão da retórica global que girava em torno de uma percepção de desaceleração da atividade, convergência de inflação para as metas e possível parada e/ou cortes de juros no mundo ao longo de 2023, deu o tom dos mercados ao longo de fevereiro. Porém, a recente falência do Silicon Valley Bank e suas possíveis consequências econômicas trouxeram volatilidade aos mercados, com efeitos sobre a precificação de juros nos Estados Unidos (agora abaixo de níveis observados no fim do mês passado, em uma nova virada do mercado).

Nos Estados Unidos, dados recentes mostraram um mercado de trabalho ainda aquecido, com inflação acima do esperado. No início do mês de março discutíamos se a próxima alta de juros por lá seria de 0,25% ou 0,50%, agora a discussão gira em torno de manutenção ou alta de somente 0,25%, fruto do novo cenário após reação do mercado ao evento relacionado ao Silicon Valley Bank.

Cenário local

No contexto local existem desafios para uma desinflação adicional.

Incertezas quanto ao arcabouço fiscal e monetário vem levando a impactos nas expectativas, com reflexos altistas para as projeções de inflação. Este movimento arrefece nas últimas semanas, mas o nível de inflação projetada para o fim dos próximos anos segue elevado, trazendo desafios para a autoridade monetária.

Fonte: IBGE, BCB e Itaú Asset Management

Confira as projeções atualizadas da nossa equipe econômica aqui.

Assista à live completa abaixo!