Ciclos de Juros com Selic a 15%

Pílula de ETFs | Ciclos de Juros com Selic a 15%

Por Caique Cardoso

6 minutos de leitura

A última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) levou a taxa Selic para 15% ao ano. Esse ajuste veio acompanhado de uma comunicação indicando estabilidade nessa taxa, pelo menos nas próximas reuniões. A Itaú Asset entende que o Banco Central deve manter a taxa nesse patamar até o próximo ano, quando deve iniciar um ciclo de flexibilização monetária com a queda de juros.

Na última década, houve uma situação similar onde a taxa de juros estava acima de 14%, seguida de um forte ajuste monetário levando a taxa para próximo de 7%. Esse movimento foi responsável por uma forte rentabilidade dos Títulos Prefixados. Não à toa, o índice IDKA Pré 3 anos, teve uma forte performance, inclusive acima do CDI, nos momentos de queda de juros.

Performance móvel de 12 meses & Ciclo de Juros

Fonte: Bloomberg & Itaú Asset.
É importante notar que hoje é possível investir no IDKA11, que investe em títulos prefixados com prazo médio de 3 anos, estratégia similar do índice IDKA PRÉ 3 anos. Só nesse ano, o IDKA11 acumula performance de 166% do CDI. Mostrando o potencial que o movimento de queda de juros pode ter em portfólios de ativos prefixado.

Performance acumulada em 2025

Fonte: Bloomberg & Itaú Asset.

Por ser um ETF, o IDKA11 também oferece um acesso diversificado em vários títulos e vantagem tributárias, como:

  • 15% de Imposto de Renda sobre o ganho de capital, independente do prazo de investimento
  • Reinvestimento dos cupons, sem incidência de imposto
  • Sem IOF
  • Sem come-cotas

Para investir, procure os ETFs na sua Corretora. Para mais informações, acesse www.itnow.com.br