Como superar o S&P500?
Pílula de ETFs | Como superar o S&P500 com ETFs?
Por Caique Cardoso
Em um ano marcado por turbulência no cenário internacional, o S&P500, que hoje figura como uma das principais referências do mercado acionário americano, chegou a cair 15% em 2025. Logo depois, mostrando um forte desempenho de recuperação e agora já está com resultado positivo no ano.
Aliado a essa discussão, segue o debate do dólar e sua hegemonia como reserva de valor global. Essa instabilidade tem pressionado à moeda americana contra seus pares, inclusive o real. Para quem mantém sua exposição internacional, essas movimentações de moeda tendem a ter um impacto relevante, seja positivo ou negativo. Mesmo com essa volatilidade, investir em dólar é importante para adicionar uma proteção aos ativos de risco brasileiros, já que eles andam em direções opostas.
Mas é verdade que muitos investidores preferem evitar as oscilações do dólar mesmo assim manter uma alocação internacional. O SPXR11 é uma ferramenta importante nesse contexto já que oferece acesso ao S&P500 sem a variação cambial além do diferencial de juros entre brasil e Estados Unidos, que nesse ano foi responsável por uma performance anualizada de S&P500 + 9%.
retorno acumulado em 2025

O acesso ao diferencial de juros coloca esse investimento em uma posição diferenciada, com uma performance consistentemente superior ao S&P500, conforme gráfico abaixo. Isso por que o diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos não só é historicamente positivo, como muito alto, na média 7%a.a.
A boa notícia é que em meio a taxas de juros no Brasil altas, com a Selic em 15%, esse diferencial supera a marca de 10% ao ano. Colocando o SPXR11 em uma posição de destaque por se apresentar como uma forma inteligente e com menos risco de se expor ao mercado americano.
Retorno em excesso vs S&P500 sem exposição cambial

Vale mencionar que cerca de 90% do mercado americano de ações large caps, tem performance inferior ao S&P500 no longo prazo, segundo a pesquisa SPIVA. Ao passo que o índice do SPXR11 tem um histórico de retorno que se coloca nos outros 10%.
Para investir, procure os ETFs na sua Corretora. Para mais informações, acesse www.itnow.com.br