Banco Central mantém a taxa básica de juros em 15% a.a.
O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 15% ao ano, com votação unânime.
Por Itaú Asset
O Banco Central (BC) manteve a taxa Selic em 15,00% a.a., mas explicitou que, devido à melhora na inflação e à transmissão da política monetária mais evidentes, a estratégia de política monetária mudou e a Selic deve ser recalibrada, antecipando para a próxima reunião, caso o cenário evolua como o esperado, o início do ciclo de flexibilização.
O comitê também pontuou que a taxa de juros deve se manter em patamar restritivo e que tanto ritmo como a magnitude do ciclo devem ser guiados com serenidade para o atingimento da meta de inflação.
O modelo do BC ficou estável em 3,2%, com o cenário de juros do Focus, que conta com início do ciclo em março (-50 bps) e ciclo total de -250 bps, com a Selic final de 2026 em 12,5%.
Na nossa leitura, o BC indicou como cenário mais provável o início do ciclo com uma redução de -50 bps em março e tenta sinalizar que, apesar de estar dependente dos dados, o “plano de voo” é seguir o ciclo de juros do Focus.
Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto na ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira – quanto em demais comunicações.