Copom novamente mantém a taxa básica de juros em 10,50%
O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou, novamente, a manutenção da taxa Selic em 10,50% ao ano, com votação unânime.
Por Itaú Asset
Nessa decisão, o Banco Central manteve a taxa básica Selic em 10,50%. O destaque desse Copom foi a descrição e avaliação do balanço de risco. Foram adicionados dois riscos altistas relacionados às expectativas de inflação e ao câmbio mais depreciado. O comitê indicou que,se nada mudar, isso pode necessitar maior vigilância na política monetária, mas não explicitou alta de juros, nem um balanço de riscos assimétrico para cima.
Devido ao novo decreto de meta de inflação o BC passou a dar ênfase para as projeções do horizonte relevante de política monetária, que se situa no 1º trimestre de 2026. As projeções do cenário de referência (Selic Focus) ficou em 3,4% e no cenário alternativo (Selic Constante) 3,2%, indicando que a estratégia de ficar com o juros parado ainda é suficiente para alcançar um patamar ao redor da meta.
Em nossa visão, a comunicação do Copom deve ser lida como dovish pelo mercado, uma vez que ganha tempo com modelo ainda ao redor da meta e sem indicar explicitamente nem balanço de riscosde inflação assimétricos para cima nem coloca o cenário de alta de juros claramente na mesa.
Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto através de documentos como a ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira.