Copom mantém a taxa básica de juros em 15%

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 15% ao ano, com votação unânime.

Por Itaú Asset

2 minutos de leitura

O Banco Central (BC) manteve a taxa Selic e faz pequenos ajustes na comunicação em relação ao último Copom sem mudar de forma relevante a mensagem de que os juros devem ficar parados por tempo significativo. Nossa leitura é que a decisão veio em linha com o esperado pelo mercado.

O Comitê sinalizou que o cenário externo está mais desafiador e incerto para emergentes. Reconheceu que a atividade está vindo em linha com o esperado, apesar de um mercado de trabalho ainda dinâmico. Quanto à projeção de inflação, o BC manteve a projeção em 3,4% para o primeiro trimestre de 2027, horizonte relevante de política monetária.

Com relação aos próximos passos, foi indicado que o mais provável é a manutenção dos juros em 15%, com uma comunicação que passa a impressão de pausa no processo de alta de juros. Em nossa avaliação, a forma como isso foi apresentado não sugere que haja uma probabilidade relevante de os juros voltarem a subir, mas sim reforça a sinalização de que devem permanecer estáveis por bastante tempo.

Entendemos que uma manutenção dos juros na próxima reunião será o mais provável, com o BC iniciando o ciclo de corte no início de 2026. Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto através de documentos como a ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira.