Copom sobe a taxa básica de juros para 11,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou elevação da taxa Selic em 0,50% para 11,25% ao ano, com votação unânime.

Por Itaú Asset

2 minutos de leitura
Imagem ilustrativa do artigo Copom mantém Selic em 13,75% pela quinta reunião consecutiva
Elaboração: Itaú Asset Management

A decisão foi em linha com a mediana das projeções do mercado. Porém em nossa leitura, a comunicação foi mais dura (hawkish) que o esperado.

As projeções do modelo de inflação do Banco Central subiram, com destaque para o segundo trimestre de 2026 que subiu 0,10% para 3,6%. Também houve sinalização de que além da apresentação é necessária a execução das medidas fiscais, indicando que tal preocupação não deve ser extinta no curtíssimo prazo.

Com relação as indicações para frente, o BC novamente optou por se manter dependente dos dados, sem sinalização quanto ao ritmo e ao ciclo total de aperto monetário.

Em nossa visão, a comunicação do Copom deve ser lida como hawkish pelo mercado, uma vez que indica um modelo de inflação mais alto e uma maior disposição em realizar ajustes na Selic superiores a 0,50%.

Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto através de documentos como a ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira.