Copom sobe a taxa básica de juros para 13,25%
O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou elevação da taxa Selic em 1,00% para 13,25% ao ano, com votação unânime.
Por Itaú Asset

A decisão foi conforme o esperado, tanto em relação à própria decisão quanto aos próximos passos, já que o Copom indicou um ajuste de 1,0% para a próxima reunião, deixando a possibilidade aberta para novos ajustes além de março.
Contudo, em nossa interpretação, a comunicação teve um tom mais dovish do que o previsto. O BC sinalizou um aumento apenas para a próxima reunião, mas não forneceu indícios claros de que a taxa possa se tornar significativamente mais contracionista em comparação com as expectativas do Focus, que já não são suficientes para levar a inflação para a meta no horizonte relevante de política monetária. Pelo contrário, apresentou elementos de preocupação baixista no balanço de riscos, como o risco de uma desaceleração mais acentuada da atividade doméstica.
Isso sugere que, mesmo mantendo o balanço de risco assimétrico para cima, a margem para manter o ritmo de alta em 1,0% no mês de maio é estreita e que existe menor inclinação para levar a taxa terminal a um nível ainda mais contracionista.
Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto através de documentos como a ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira.