Copom sobe a taxa básica de juros para 14,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou elevação da taxa Selic em 1,00% para 14,25% ao ano, com votação unânime.

Por Itaú Asset

2 minutos de leitura
Imagem ilustrativa
Elaboração: Itaú Asset Management

A decisão foi conforme o esperado e, no saldo geral, consideramos o comunicado neutro.

No lado mais hawkish, o BCB manteve o balanço de riscos para a inflação assimétrico para cima e indicou um guidance de alta para a próxima reunião, mesmo que em menor magnitude.

Pelo lado mais dovish, o BCB indicou sinais incipientes de moderação na atividade, reduziu a projeção no horizonte relevante para a política monetária de 4,0% para 3,9% (ainda que em patamar “elevado”) e, principalmente, adicionou que existem defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário. Neste ponto o BCB começou a indicar explicitamente que o ciclo de aperto está se aproximando do fim.

Entendemos que o BCB deve entregar um aumento de 0,50% nas reuniões de maio e junho, sendo que a alta de junho pode ser de 0,25%, fechando o ciclo entre 15% e 15,25%.

Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto através de documentos como a ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira.

Você gostou desse artigo?