Copom sobe a taxa básica de juros para 15%

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou elevação da taxa Selic em 0,25% para 15% ao ano, com votação unânime.

Por Itaú Asset

2 minutos de leitura
Imagem ilustrativa
Elaboração: Itaú Asset Management

A decisão em si pode ser lida como Hawkish uma vez que o BC optou pela opção mais dura que estava na mesa, elevando o juros mais uma vez. Porém o indicativo a frente foi Dovish por ter sinalizado que o mais provável para a próxima reunião será uma manutenção dos juros no patamar de 15%. A sensação que fica é que o BC optou apenas por um ajuste fino de final de ciclo para que a modelagem ficasse mais próxima a meta de inflação no horizonte relevante.

O Copom até adicionou elementos na comunicação que indicam que os juros devem ficar em patamar significativamente restritivo por bastante tempo, além de incorporar que não hesitará em retomar o ciclo de alta de juros caso seja necessário. Porém, em nossa visão, o compromisso com a manutenção em julho deve ser fator mais relevante na percepção dos agentes sobre as intenções futuras da autoridade monetária.

Entendemos que uma manutenção dos juros na próxima reunião será o mais provável, com o BC iniciando o ciclo de corte no inicio de 2026.

Como de costume, seguiremos atentos aos comentários dos diretores do Copom, tanto através de documentos como a ata da reunião – a ser divulgada na próxima terça-feira.