Itaú Blog

Fluxo de rebalanceamento índices IMA

Os ETFs de Renda Fixa continuam chamando atenção dos investidores em função do cenário macroeconômico local e da recente performance

Leonardo Vasques

• 2 minutos de leitura

Fonte: Getty Images

Os ETFs de Renda Fixa continuam chamando atenção dos investidores em função do cenário macroeconômico local e da recente performance:

Nesta semana, outro assunto entra no radar do investidor. No dia 15 de junho teremos o rebalanceamento dos índices de NTN-Bs da Anbima (IMA-B, IMA-B5 e IMA-B5+, além do IMA Geral) o qual deve gerar um fluxo intenso especialmente na NTN-B 2028, dado que haverá a segunda tranche da migração desta do IMA-B5+ para o IMA-B5.

Como funcionam esses índices?

Os índices da família IMA visam refletir o estoque da dívida pública federal em circulação no mercado. Isso significa que o peso das NTN-Bs no IMA-B é proporcional ao valor em circulação no mercado daquele vencimento específico em relação a somatória de todos os vencimentos. O IMA-B5 e o IMA-B5 P2, por sua vez, buscam refletir apenas os vencimentos mais curtos das NTN-Bs (até 5 anos), enquanto o IMA-B5+ é composto pelos vencimentos iguais ou superiores a 5 anos. Estes índices são rebalanceados mensalmente.

Então porque ocorrerá a segunda tranche de migração da B28?

Para suavizar o impacto da migração de um vencimento do B5+ para o B5, a ANBIMA divide essa migração em 4 tranches sucessivas, que se iniciam 3 meses antes do mês de vencimento da NTN-B. Deste modo, as Bs ímpares (que vencem sempre em maio) começam sempre a migrar em fevereiro, enquanto as Bs pares (vencimento em agosto) começam a migrar em maio – como é o caso mais atual da NTN-B 2028

Dessa forma, há sempre um período de 3 meses nos quais um vencimento de NTN-B está simultaneamente no IMA-B5 e no IMA-B5+, sendo que quando passa a faltar cinco anos exatos para o vencimento o papel migra completamente para o IMA-B5.

O IMAB11, B5P211 e IB5M11 também terão seus portfolios rebalanceados para refletir destas alterações nos índices. Quais impactos?

  • A duration tanto do B5P211 quanto do IB5M11 devem aumentar, dado a migração da NTN-B28.
  • No IMAB11 deve haver uma redução marginal de duration;
  • Para fins do rebalanceamento atual, não haverá diferença entre o IMA-B5 e a versão P2;

Acompanhe as alterações esperadas:

Clique aqui para conhecer sobre os ETFs de Renda Fixa e para investir busque a sua Corretora.