Juros sobre juros a favor do investidor
Prefixados oferecem taxa acima de 14% ao ano, com potencial de dobrar capital em 5 anos
Por Caique Cardoso
A renda fixa segue como um destaque importante no ano, principalmente a classe de prefixados que tem experimentado um alto nível de taxa, inclusive para prazos mais longos. Não à toa, a taxa média do IFR-M P3, índice de títulos públicos prefixados cuja carteira tem prazo médio de 3 anos, está registrando taxa prefixada acima de 14% ao ano.
Taxa média do índice IRF-M P3 (% ao ano)

Esse nível de taxa é alto inclusive para padrões históricos: desde 2019, apenas 7% do tempo a taxa ofereceu oportunidades de investimento acima de 14% ao ano. Sendo quase metade do tempo, essa mesma taxa ficou abaixo de 10% ao ano, conforme gráfico abaixo. Além de pouco frequente, essa pode ser uma janela de investimento interessante, já que 14% ao ano em efeito composto, também conhecido como juros sobre juros, é suficiente para dobrar o capital em pouco mais de 5 anos.
Distribuição da frequência de níveis Taxa Prefixada (em quantidade de dias)

É possível investir em uma carteira de títulos prefixados de vencimento médio de 3 anos com o IDKA11, que por ser um ETF, oferece um acesso diversificado em vários títulos e vantagem tributárias, como:
- 15% de Imposto de Renda sobre o ganho de capital, independente do prazo de investimento
- Reinvestimento dos cupons, sem incidência de imposto
- Sem IOF
- Sem come-cotas
Para investir, procure os ETFs na sua Corretora. Para mais informações, acesse www.itnow.com.br