Itaú Blog

O impacto dos cenários climáticos nos seus investimentos

Qual o impacto da mudança climática sobre o valor de mercado e o Ebitda das empresas de um portfólio? Conheça mais sobre a nossa ferramenta proprietária para avaliar o impacto das mudanças climáticas, aprimorando o risco e o retorno de nossas estratégias.

Foto do Autor

Itaú Asset

• 40 minutos de leitura

Elaboração: Itaú Asset Management

Em 2021, o Fórum Econômico Mundial apontou em seus relatórios os eventos climáticos extremos como uma das três principais ameaças para o planeta no curto prazo, junto com doenças infecciosas e crises associadas ao meio de vida das populações.

Uma publicação feita pela United Nations Office for Disaster Risk Reduction mostrou que entre 2000 e 2019, os eventos climáticos extremos geraram perdas econômicas em torno de US$ 2,97 trilhões. Esse valor representa cerca de duas vezes o PIB do Brasil. O mesmo estudo mostra que esses custos foram 80% maiores em relação ao período entre 1980 e 1999.

A Itaú Asset vem, há mais de 15 anos, desenvolvendo e aprimorando mecanismos para entender, precificar e gerir os impactos de questões climáticas nos investimentos. Esse processo está inserido em nossa abordagem de investimento responsável e integração ESG. Entendemos nosso protagonismo para o fomento de ações mais sustentáveis e eficazes no mercado de capitais com o objetivo de gerar valor para os nossos clientes e para a sociedade, que segue atuante e cada vez mais consciente do seu papel como agente transformador.

Motivados pelo aprofundamento da urgência do tema climático atualizamos regularmente a nossa ferramenta proprietária para avaliar o desempenho e resiliência de portfólios de investimentos diante de diferentes cenários de mudança climática.

Confira a metodologia completa no nosso White Paper.

Integração de Cenários Climáticos nos Investimentos da Itaú Asset baixar agora

Quer saber mais sobre ESG? Acesse nossa página de Investimentos Responsáveis para insights e grade de fundos ESG.